quinta-feira, 23 de agosto de 2012

3º MUTIRÃO AGROFLORESTAL - CONTAMOS COM SUA AJUDA!



No dia 1º setembro acontecerá o 
3º Mutirão Agroflorestal na Fundação Julita. 


Saiba o que já aconteceu nos últimos multirões:

Nos dia 21 e 28 de julho realizamos o primeiro e o segundo Mutirão Agroflorestal. O principal objetivo destas atividades foram a reintegração do homem com a natureza, o que resulta no ambiente auto dinâmico e produtivo.
As principais atividades desses dias foram a separação dos galhos, retirada de resí­duos não orgânicos do mulch (restos orgânicos de varrição, poda e animais), reconhecimento de espécies, registros fotográficos da fauna local, manejo de solo vivo, estudo e observação da área. Também foram observados os caminhos que a chuva percorre e aonde iluminação solar passa. Essa análise auxiliou a visualização de espaços estratégicos para cultivo de alimentos orgânicos.

BOSQUE REVITALIZADO

A Fundação Julita tem o privilégio de contar com um bosque remanescente de Mata Atlântica. Nesse espaço foram iniciadas ativ
idades para revitalizar o solo e dinamizar o crescimento de plantas ornamentais e alimentí­cias sem derrubar a mata, seguindo o modelo da Agrofloresta. Esse modelo é baseado na Agroecologia, uma visão bem diferente do modelo atual de agricultura onde a sucessão natural é observada, aprendida e aplicada, reduzindo os problemas na produção de alimentos e os custos da produção, além de não contaminar o solo e a água com defensivos e fertilizantes quí­micos.

Confira os depoimentos de quem participou destas ações:

"O dia começou cedo e com expectativas, o sol estava aquecendo nosso trabalho e iluminando nosso caminho para as tarefas. Muito prazerosoestar entre a natureza… Dai, comecei a compreender a essência de cada coisa… Cada ser vivo ali existente é a substância da vida e estar em contato, visualizar, sentir nas mãos me fez entender como funciona um ecossistema florestal...Todo esse primeiro contato foi mágico pra mim, nunca havia presenciado essa fauna em ação.…Esse foi só o
primeiro dia, eu quero muito participar dos outros"
Mariana Ferreira, educadora ambiental - contando sobre sua participação no primeiro mutirão

"Tivemos também a presença de crianças que ficaram encantadas com a intervenção ambiental e interação conosco de forma filosófica, mostrando a admiração que eles têm com o meio ambiente e a compaixão com os animais e plantas. Isso gerou uma série de perguntas sobre as vidas existentes … fazendo despertar o interesse em cuidar da natureza"
Deroila Marinho, educadora ambiental

"Participar do mutirão foi uma oportunidade maravilhosa, por saber o motivo de estar fazendo este trabalho de colocar galhos para evitar que em dias de chuva o solo fique desidratado e é uma maneira de preservar o espaço. Gostei de aprender coisas novas, de conhecer pessoas diferentes, novos saberes, conversas que fazem refletir. Vi a quantidade de lixo que existe escondido por de baixo dos galhos e da terra e me senti muito bem em tirar aquela sujeira.Achava que os galhos e os restos de árvores em decomposição não serviam para nada, mas são muito importantes. Adoraria participar de uma próxima vez"

Tatiana
Macedo, educanda do Programa Paineira (Orientação Profissional) - participou do segundo mutirão


terça-feira, 21 de agosto de 2012

PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO DE XADREZ




Ontem (20/08) aconteceu a premiação do campeonato de xadrez. A competição tem por objetivo incentivar as crianças a aprenderem o jogo e ensinar valores como o respeito aos colegas, além de propiciar o contato com a leitura já que as aulas de xadrez acontecem na biblioteca.



Nosso auditório ficou repleto de crianças e adolescentes



Medalhas e troféus para os primeiros colocados



Os educadores entregaram os prêmios aos educandos



 




João Vitor, o segundo colocado



Matheus Souza, o primeiro colocado



Os primeiros colocados receberam medalhas e jogos de xadrez




A turma da aulas de violão também participaram da premiação tocando belas canções.


Confira o que diz o educador Sergio (coordenador da biblioteca) sobre o jogo de xadrez:

"Quando alguém ganha de você não significa que ele seja melhor. Apenas está mostrando quais são seus pontos fracos; nesse sentido o seu adversário é amigo e não inimigo. Assim é também na vida: quando se recebe uma crítica deve-se entender isso como algo positivo e aprender com seus erros".





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Todos que conhecem o espaço da Julita ficam encantados com a enorme área verde e o contato com os animais da fazendinha.

Para melhorar o acesso as quadras poliesportivas, a fazendinha e a trilha começaram as obras de pavimentação no espaço. Anteriormente, havia um piso muito irregular e a chegada à fazendinha e quadras era muito difícil, tanto para as crianças e educadores quanto para automóveis. O novo piso é regular e permite o escoamento da água da chuva. 

A obra está em andamento.





terça-feira, 14 de agosto de 2012

CURIOSIDADES SOBRE OS ALIMENTOS DO NOSSO CAFÉ DA MANHÃ

Leite

É um alimento com muitas coisas boas para nosso corpo. Uma delas é o Cálcio, um nutriente indispensável para nossos ossos e dentes crescerem e se manterem fortes.
 
Pão francês
O pãozinho francês é ótimo para dar energia para nosso corpo funcionar direitinho e para fazermos as nossas atividades!
Aliás, as farinhas e os alimentos feitos com elas são também ótimas fontes de energia para nosso corpo. No pão francês a farinha usada é a de trigo, mas você encontra outras farinhas no mercado, tais como: farinha de mandioca, farinha de milho, fubá, polvilho (farinha feita da mandioca), farinha de arroz, entre outras.
Hoje em dia, o pão francês é o tipo de pão preferido pela maioria das pessoas. Mas não foi sempre assim.
Até o século XIX, o pão mais comum do Brasil era de casca e miolo escuros. Nessa época, os franceses faziam uma baguete pequena com o miolo clarinho e a casca dourada, bem parecida com o pão francês de hoje em dia.
Foi quando os padeiros aqui no Brasil tentaram fazer uma receita parecida com a dos franceses que acabou sendo criado o nosso pão francês.
Nem todo mundo conhece esse pão pelo nome de “pão francês”.
Veja os diferentes nomes que ele recebe, dependendo da região:
- “pãozinho” - São Paulo
- “pão massa grossa” – Maranhão
- “cacetinho” - Rio Grande do Sul, Bahia
- “pão careca” – Pará
- “média” - Baixada Santista;
- “filão” ou “pão jacó” – Sergipe
- “pão aguado” – Paraíba
- “pão de sal” ou “pão carioquinha” – Ceará
 

Essas curiosidades foram fornecidas pela nutricionista do CENTRO DE SAÚDE.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PASSARINHO, QUE SOM É ESSE? - PARTE 2


Estes lindo pássaros foram encontrados pelo espaço da Julita e catalogados. Essa é mais uma ação do CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.












PROGRAMA CASTANHEIRA REALIZA REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS


Neste mês de agosto estão acontecendo as reuniões de responsáveis do Programa Castanheira (crianças até 4 anos). Esse momento é muito importante  tanto para os educadores quanto para os pais e mães porque proporciona o encontro dos responsáveis pela formação da criança e possibilita a
troca de informações e vivências.
A equipe do posto de saúde local também está participando das reuniões através de palestras para tirar dúvidas sobre doenças transmitidas pela água e por alimentos (como a diarréia) e sobre conjuntivite, além de como manter hábitos saudáveis e de higiene.





Logo após as orientações de saúde, pais e mães são divididos de acordo  com a turma de seu filho e, nesse momento, eles conversam diretamente com os educadores da criança. São relatados os progressos das crianças até o momento e entregue uma pequena avaliação*. Também se discute o que será oferecido nos próximos meses pelo Projeto Semestral desenvolvido por cada equipe de educadores. Neste semestre, todas as turmas desenvolverão o Projeto com o tema “Diversidade Cultural”.
Veja depoimentos dos familiares das crianças:

“"Gosto de vir na reunião para saber do desenvolvimento do meu filho. Sempre participo das reuniões e festas" -” –Claudiane de Almeida
“"Acredito que o trabalho desenvolvido pela Fundação Julita seja um complemento da educação que vem de casa. Sempre procuro participar das reuniões. Esse espaço faz muito bem para as crianças, aqui elas tem uma área muito grande para brincar que não tem em casa. Na reunião eu fico sabendo o que está se trabalhando com a criança e eu concordo com isso" -” –Admar Gomes
"Além das reuniões de pais e festas, participo da oficina de culinária aos sábados. Trago, sempre que possível, as minhas crianças para brincarem no fim de semana, passeio por toda a Fundação Julita" -” –Elizane Souza de Azevedo da Silva


* A avaliação não é apenas da criança, mas de todo trabalho pedagógico oferecido. Ela valoriza todas as experiências, manifestações, vivências e descobertas obtidas, com o objetivo de revelar o que já foi conquistado pela criança.


COLABORE COM O NOSSO BAZAR


terça-feira, 7 de agosto de 2012

FORMAÇÃO PARA FUTUROS EDUCADORES - MATRÍCULAS ABERTAS!


Jovens entre 16 a 19 anos poderão participar de um novo projeto que pretende formar educadores de esporte. O curso terá duração de 1 ano e a formação acontecerá por duas frentes: Teórica e Social (atividades de administração financeira, inglês e projeto de vida) e Técnica e Prática (abrange o conhecimento em diversas modalidades esportivas, arbitragem e recreação).
O objetivo do projeto é possibilitar que jovens interessados em se dedicar profissionalmente a área de Educação Física tenham contato com o cotidiano de um educador, além de propiciar vivências em universidades. Assim, o jovem conhece o curso de Educação Física e seu contexto profissional e educativo.
Os jovens participarão, junto com educadores, das atividades de esporte aqui na Julita.



As atividades começam em setembro e é possível fazer a matrícula até o dia 13 de agosto.
Quer participar deste incrível projeto? Confira as condições abaixo:

- Ter entre 16 a 19 anos
- Preferencialmente estudar no período noturno
- Ex-alunos da Julita terão prioridade

Para mais informações e agendar sua matrícula, ligue:
5851-0943 ramal 109 – falar com Eduardo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PASSARINHO, QUE SOM É ESSE?

Que som, que som é esse? Quem sabe o nome dele?
Esse é o som dos pássaros que voam pela Fundação Julita.

Clique na imagem para ouvir o cantar dos passarinhos:





Aguarde a segunda parte!




O QUE VAMOS FAZER NESTE FIM DE SEMANA?




Teremos duas ATIVIDADES DE FIM DE SEMANA PARA FAMÍLIA amanhã (sábado). Serão elas:
Circo
Educadora: Elsa Wolf
Dias: 04, 11, 18 e 25 de agosto
Horário: 10h às 12h

Brincadeiras aéreas no tecido, lira e trapézio, malabares com lenço, acrobacias e palhaço.
Vamos brincar de circo?
Livre para todos os públicos. Público alvo: a partir de 5 anos.


Fotografia e Pin Hole (Foto na Lata)
Educadora: Mônica Garcia
Dias: 04, 11, 18 e 25 de agosto
Horário: 14h às 16h

Com diferentes câmeras (digitais, profissionais, celulares, foto na lata, caixinha de fósforo e câmera de papel), aprender a registrar uma cena, com noções de profundidade, composição, estilo de imagem e edições, recorte, sombra e sobreposição.
Público alvo: a partir de 9 anos.