terça-feira, 2 de outubro de 2018

Histórico de notícias 2014/2015

Fundação Recebe prêmio de excelência


17/03/2014

Concorrendo com 800 organizações de todo o país, a Fundação é uma das ganhadoras do PIPS FIES 2013.
No dia 19 de fevereiro, o “Projeto Fazendinha”, da Fundação Julita, recebeu a premiação do Programa de Investimento em Programas Sociais – Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES), na categoria “Educação Ambiental”. O prêmio recebeu mais de 800 inscrições em todo o país e apenas 15 organizações estavam entre as finalistas. Para concorrer ao prêmio, cada instituição interessada deveria enviar um projeto que se encaixasse em um dos eixos estipulados pelo programa: Educação para o Trabalho; Educação Ambiental e Educação Infantil. Entre as organizações que concorreram em “Educação Ambiental”, a Fundação Julita foi a única premiada em todo o estado de São Paulo.
Concorrendo com 800 organizações de todo o país, a Fundação é uma das ganhadoras do PIPS FIES 2013.



No dia 19 de fevereiro, o “Projeto Fazendinha”, da Fundação Julita, recebeu a premiação do Programa de Investimento em Programas Sociais – Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES), na categoria “Educação Ambiental”. O prêmio recebeu mais de 800 inscrições em todo o país e apenas 15 organizações estavam entre as finalistas. Para concorrer ao prêmio, cada instituição interessada deveria enviar um projeto que se encaixasse em um dos eixos estipulados pelo programa: Educação para o Trabalho; Educação Ambiental e Educação Infantil. Entre as organizações que concorreram em “Educação Ambiental”, a Fundação Julita foi a única premiada em todo o estado de São Paulo.



O PIPS FIES é uma iniciativa do Itaú Unibanco, implementado com o apoio da Fundação Itaú Social, com o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de organizações não-governamentais em programas sociais de cunho educacional. Criado em 2004, o FIES é um fundo que aplica seus recursos em ações de empresas socialmente responsáveis, visando contribuir para a melhora da qualidade da educação no país. Para isso, destina 50% da sua taxa de administração a organizações não-governamentais que atuam nos três eixos contemplados. Até hoje, quase 150 organizações já receberam o apoio do FIES. Os projetos são selecionados por um comitê de análise, formado por representantes da Fundação Itaú Social, Banco Itaú, FICAS (Fundo Internacional Sócio-Ambiental) ou especialistas de fundações e institutos empresariais. A premiação é no valor de R$ 120.000,00 por dois anos (o equivalente a R$ 60 mil por ano).

Credibilidade e reconhecimento

Com os recursos obtidos, a Fundação Julita pode manter e ampliar o “Projeto Fazendinha” por mais dois anos, garantindo a continuação e o aprimoramento das atividades desenvolvidas. “Para a Fundação Julita, receber o prêmio FIES é a comprovação da qualidade do trabalho desenvolvido. Um selo que possibilita visibilidade e credibilidade, abrindo caminhos para que empresas e outras organizações conheçam e participem deste projeto”, conta a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Flávia Cremonesi.

Mais sobre a Fazendinha

O “Projeto Fazendinha” teve início em 2005, a partir da criação de animais nos espaços verdes da organização. Em 2012, o projeto foi reestruturado dentro da proposta da permacultura, como uma iniciativa do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita. Desde então, o projeto realizou diversas ações, tais como: melhora nas condições de vida dos animais, ampliação do número de animais (hoje na fazendinha há ovelhas, vacas, pavões, cavalo, galinhas, patos e coelhos), ampliação do atendimento em educação ambiental e implantação de roteiro ambiental (incluindo Guia Educativo, produzido pela equipe da Fundação Julita). O roteiro ambiental é percorrido inclusive por alunos e professores de escolas públicas da região, que agendam visitas ao espaço como suporte a temas como biologia e educação ambiental.

O projeto não se restringe apenas aos animais, ele é um conjunto de ações de sustentabilidade, consciência ambiental e de preservação da natureza, tendo como rumo norteador a tecnologia social da permacultura. Entre os pontos fortes do projeto estão:

· A interdisciplinaridade e a multiplicidade das práticas pedagógicas (atividades ambientais são apoiadas pelo centros de esporte, cultura e saúde da Fundação Julita, além do desenvolvimento de atividades socioeducativas para crianças, jovens e adultos);

· A vivência ambiental e contato com fauna e flora em um espaço único na cidade;

· A criação de tecnologias sociais de baixo custo e fácil replicabilidade na comunidade.

A intenção é que as tecnologias sociais produzidas com os educandos e a comunidade possam ser utilizadas em seu cotidiano. Além de trazer conhecimentos e habilidades em termos de educação ambiental, as tecnologias aprendidas sob o conceito da permacultura também podem trazer alternativas aos problemas da comunidade. Um exemplo é o círculo de bananeiras que pode ajudar a resolver a questão da falta de saneamento básico.

Nos próximos dois anos, a Fundação Julita pretende, além de continuar as atividades desenvolvidas, promover palestras sobre o cuidado e o bem-estar dos animais com o objetivo de aproximar a comunidade dos bichos e conscientizá-la e, ainda, adquirir um carinho elétrico para o transporte de cargas até a fazendinha.

Para mais informações sobre o prêmio e o Projeto Fazendinha, entre em contato com a coordenação do Centro de Educação Ambiental:

Flávia Cremonesi

email: ambiental@fundacaojulita.org.br


Construimos a maior cisterna da região


09/04/2014

Entre os dias 17 de março e 02 de abril, o Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita realizou o curso teórico e prático de cisterna, um sistema de captação da água da chuva para uso doméstico (rega de plantas, lavagem de carros e de quintal etc.). Durante o curso, foi construída a maior cisterna de ferrocimento da região (com capacidade para 35 mil litros), planejada segundo princípios da Permacultura, pilar pedagógico do Centro de Educação Ambiental. A cisterna captará a água da chuva dos telhados de duas quadras poliesportivas e disponibilizará este recurso para os animais da fazendinha e para ações de sustentabilidade das áreas verdes, como a rega de mudas e recuperação do solo do bosque. O projeto tem financiamento da Fundação Abrinq.



TECNOLOGIA SOCIAL INOVADORA


Para construir a cisterna, utilizou-se a estrutura de ferrocimento. Este material possibilita maior durabilidade à cisterna e baixo índice de manutenção. Outro fator que confere longevidade é o formato circular, visto que cisternas quadradas apresentam mais rachaduras por possuírem cantos. A cisterna está em fase final: ela está cheia de água para identificar possíveis vazamentos e solucioná-los; após esta etapa, ela será coberta com terra. Esta cobertura atua como isolante térmico, mantendo a água em temperatura amena, ideal para alimentar os animais e regar plantas. Estes itens, fundamentais para a eficiência da cisterna, foram aplicados segundo a tecnologia social inovadora, conhecida como permacultura.



PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE



A atividade reuniu participantes de diferentes idades. Eles se empenharam bastante para concluir cada tarefa, chegando a continuar as atividades após o horário do curso. “Interessei-me pelo curso porque gosto de aprender muitas coisas e também sou marceneiro. Além disso, em breve vou morar em um sítio e seria interessante fazer uma cisterna lá”, conta Diógenes Pereira, 32, pai de uma criança do Programa Castanheira (Educação Infantil). Também estavam entre os participantes, a senhora Adelina Silva, 63 anos. Ela participa do Programa Araucária da Fundação Julita há 3 anos, nas atividades de Alongamento, Caminhada e Afromix. Sua atuação durante o curso de cisterna causou grande impacto devido à sua dedicação e entusiasmo. “Todos me acolheram no curso. Ajudava de todo jeito que eu podia: servia água, separava ferramentas; fiz de tudo um pouco. Estava tão envolvida que até sonhei com a cisterna. Amei participar deste curso”.


CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Durante a construção da cisterna, as crianças beneficiadas pelo Programa Ipê-Amarelo visitaram a obra, juntamente com os educadores ambientais. As visitas foram planejadas com o objetivo de complementar a formação socioambiental, fomentando a reflexão sobre a água e as possibilidades de obtenção de recursos naturais de modo sustentável.


Fundação fica entre as 10 melhores em prêmio
da Editora Globo



26/05/2014

Na noite do dia 20 de maio, a equipe da Fundação Julita compareceu à cerimônia de premiação do Projeto Generosidade, da Editora Globo. Entre as 500 histórias enviadas para a premiação, a Fundação Julita ficou colocada entre as 10 melhores. Concorrendo com histórias de todo o país, a organização recebeu lugar de destaque e o reconhecimento em sua atuação.

 Foto: Cleiby Trevisan

O evento reuniu membros das equipes das revistas da Editora Globo, além dos representantes das histórias selecionadas e dos patrocinadores do Projeto Generosidade; Chevrolet e Grupo O Boticário.







Este é o segundo ano que a Fundacão Julita participa do Projeto Generosidade. No ano passado, a história enviada relatava como a organização foi fundada a partir do amor de seu fundador, Antônio Manoel Alves de Lima, que criou a Fundação Julita em homenagem à sua esposa, Julita Prado Alves de Lima.



PROJETO GENEROSIDADE

O Projeto Generosidade reúne as revistas e sites da Editora Globo para revelar e repercutir ações e exemplos de gente que faz e promove o bem no Brasil. Anualmente, realiza a cerimônia de premiação das histórias enviadas. As histórias que ficam entre as 10 primeiras recebem certificado de reconhecimento do seu trabalho e as três primeiras ganham prêmios em dinheiro.

Conheça o Projeto Generosidade: http://www.projetogenerosidade.com.br/


Fundação Salvador Arena é parceria em projeto de acessibilidade

29/07/2014





Com o objetivo de proporcionar melhores condições de acesso para o público interno da instituição, serão pavimentados mais de 1 mil m² da área externa da organização.
Neste mês, a Fundação Julita conquistou mais uma parceria muito importante para a qualidade e a ampliação do nosso atendimento. O projeto “Acessibilidade para um Futuro Melhor” foi aprovado pela Fundação Salvador Arena. Com os recursos obtidos, a Fundação Julita adequará a pavimentação da área externa da organização; um passo fundamental rumo à acessibilidade total para o público alvo da instituição.
O objetivo do projeto aprovado é proporcionar melhores condições de acesso aos atendidos. A pavimentação eliminará barreiras no solo, como desníveis e fissuras, que poderiam ser risco de queda ou um entrave para a mobilidade.
Será pavimentada uma área de 1.722 m2 com piso intertravado; um piso considerado ecologicamente correto porque permite a absorção de parte da água da chuva.


O prazo previsto para execução da obra é de três meses.


PROJETO ACESSIBILIDADE TOTAL


O projeto de acessibilidade da Fundação Julita teve início em 2012, a partir de um estudo técnico realizado pela Duca Arquitetura e Acessibilidade Ltda., empresa especializada no setor, que apresentou as adaptações a serem feitas de acordo com a legislação vigente para a acessibilidade universal. O estudo mostrou a necessidade prévia de pavimentação do solo. Em julho de 2012, foi realizada a primeira etapa da obra, com recursos da Fundação Elijass Gliksmanis, que possibilitou a pavimentação de 390 m2 lineares de parte da área externa da organização; o percurso do parque até a Fazendinha.



Após o término da segunda etapa da obra, planejamos viabilizar a “Acessibilidade Total” das nossas estruturas externas, que incluem a colocação de rampas de acesso, corrimões, ajustes de banheiros e portas etc. Este projeto parte da nossa política de acolher a diversidade e da constatação da falta de opções para deficientes na região. Com isso, pretendemos democratizar o acesso aos serviços e ao espaço da Fundação Julita.





Parceria com IGMK é ampliada


08/08/2014

A partir deste mês, a Fundação Julita formará mais 90 jovens e adultos por ano graças à ampliação da parceria com o Instituto George Mark Klabin (IGMK). Os novos beneficiados iniciaram a formação no curso “Gestão para o Comércio” no dia 4 de agosto. Trata-se de uma nova proposta de conteúdo curricular que tem foco na área administrativa com aperfeiçoamento em “Vendas” e noções básicas de “Logística” e “Marketing/Marketing Pessoal”. Alguns desses temas seguem o “Plano de Curso” do Senai; a intenção é que a instituição certifique os participantes que concluírem o processo de formação.


O objetivo do curso é formar um profissional que possa atuar na linha de frente do comércio, seja como lojista, vendedor ou comerciário, mas que também tenha conhecimentos e referências em administração. O curso tem duração de seis meses e é uma das formações que passam a acontecer no período noturno na Fundação Julita.

FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE COM O IGMK

Desde 2012, o IGMK é parceiro da Fundação Julita na formação de jovens e adultos em cursos profissionalizantes. Hoje financia o curso de “Assistente Administrativo”, além do “Gestão para o Comércio”. Por ano, a ampliação da parceria com o IGMK possibilitará a formação de 150 jovens e adultos, garantindo a eles mais possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e a melhores oportunidades de emprego.







08/09/2014

No dia 27 de setembro, a Fundação Julita vai comemorar a chegada da primavera com um dia recheado de atividades para a família e a comunidade. Será um momento de renovarmos as energias para a estação que vai chegar!



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE DIA:
TARDE: 13H ÀS 17H
– Aula de filtro do sonhos
Aprenda a fazer um filtro dos sonhos, um amuleto de origem indígena para evitar os sonhos ruins.

– Investigação de insetos
Explore e aprenda curiosidades sobre os insetos. Crianças, jovens e adultos interessados em fazer uma investigação da natureza receberão lupas e binóculos e serão guiados pelos educadores ambientais da Fundação Julita para conhecer esconderijos e casas de insetos que vivem no espaço.

– Bandeirinhas Tibetanas
Segundo a tradição, as bandeirinhas tibetanas servem para levar nosso sonho ao vento para transformá-lo em realidade. Venha escrever seu sonho e os desejos para um mundo melhor!

– Cuidando da casa dos animais
Precisamos da sua ajuda para pintar a casinha dos animais! Vamos fazer a pintura com uma tinta feita com a terra do local em ficam as vacas, as ovelhas e o cavalo.

Passe o dia com a gente! Venderemos açaí com frutas, mini-pizza, sanduíches naturais, refrigerantes e água.

NOITE: 17H ÀS 20H
Shows com bandas de diversos estilos. A galera pode vir e curtir música ao vivo com os amigos.

Conheça alguns dos grupos que vão agitar a noite do Festival:

– Bamba Leão: Samba (já tocou na FeiJU – Feijoada com Samba da JULITA)
– Aliança Civil: Banda de Rock (banda de alunos e ex-alunos que ensaiam no Estúdio de Gestão Coletiva da Fundação Julita)
– Raíz de 5: Grupo de Rap (um dos integrantes participa das atividades de karatê no fim de semana)

Aproveite as delícias que serão vendidas: mini-pizza, caldo de feijão e creme de mandioquinha, além de refrigerantes e água


Contribua para a continuação dos cursos de música


08/09/2014

Precisamos muito de você! Hoje começamos uma campanha para continuar os cursos de percussão e violão que atendem em torno de 150 crianças e jovens. Ajude a divulgar esta campanha e doe o quanto puder. Sua participação garante sorrisos! Acesse: www.juntos.com.vc/musica-na-julita





Venha participar do Encontro Cultural

18/11/2014

Neste ano, o evento tem novo horário: das 14h às 20h.



Para celebrar o fim das atividades de 2014, o Encontro Cultural da Fundação Julita será uma festa recheada de música, arte, dança, apresentações, artesanato e muito mais! A comunidade e todos os nossos colaboradores estão convidados. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, das 14 às 20 horas. Confira a programação resumida:





À TARDE: Apresentações, feirinha orgânica e gastronômica, grafite ao vivo, venda e exposição de produtos artesanais e de arte.

À NOITE: Shows de bandas do Estúdio de Gestão Coletiva da Fundação Julita – Elementar (rap) e Aliança Civil (rock).

RTISTAS CONFIRMADOS:

– Carla Ruiz e Felipe Tenório (grafite ao vivo);
– Leidyla Nascimento (filtro do sonhos em colares e para decorar ambientes);
– Rosana Delgado (camisetas tay day, tiaras, carteiras de garrafa pet, entre outros);
– Gleice Diana (caixas personalizadas, aromatizador de ambientes, entre outros);
– Shidon (quadros);
– CAroline (bolsas de fuxico);
– Alice Haibara (quadros);
– Edu Silva (quadros).

FAÇA PARTE DESTA FESTA!


Copa Julita de futsal é referência dentro e fora do bairro


09/04/2015

Desde 2007, a Fundação Julita realiza anualmente a Copa Julita de Futsal, que já está em sua oitava edição, e reúne crianças e adolescentes de 11 a 18 anos. O torneio possui as categorias “Feminino” e “Masculino”; Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Todo ano, antes de os jogos começarem, o coordenador do Centro de Esporte da Fundação Julita convoca os dirigentes das equipes inscritas em um evento chamado de “Congresso Técnico”. Esta é a primeira etapa do campeonato e visa à construção coletiva dos acordos para o torneio, com o foco no desenvolvimento e recreação da criança e do adolescente. A intenção da Copa Julita é a de fortalecer os vínculos sociais e aproximar os membros da comunidade do Jardim São Luís e de outras regiões.



Neste ano, o Congresso Técnico da 8ª Copa Julita de Futsal acontecerá no dia 25 abril. E, a partir do dia 02 de maio, começarão os jogos entre as equipes de diversos bairros da zona Sul de São Paulo, entre eles Jardim São Luís, Monte Azul, Grajaú, Cidade Ademar, Guarapiranga, Paraisópolis e Campo Limpo.
GRANDE PARTICIPAÇÃO
Na 7ª Copa Julita de Futsal, realizada em 2014, compareceram aos jogos em torno de 900 pessoas, entre atletas, comissão técnica, familiares e torcedores. No decorrer do ano, também foram realizados jogos amistosos de Futsal. Além dessa modalidade, a Copa Julita realiza torneios de vôlei. Em 2014, o torneio foi interno e oito equipes participaram.

CONQUISTAS
A Copa também visa aproximar grupos e famílias com o espaço da Fundação Julita. Isso acontece por meio do diálogo e acordos; sempre realizados antes, durante e após o campeonato. Ao longo dos anos, o vínculo cresceu e hoje é possível perceber diversos resultados positivos: “Pensamos na criança e em seu processo de formação, não em competição. A Copa Julita é dinâmica, flexibiliza regras e horários em prol dos participantes. Por conta de tudo isso, eles passam a ter uma relação mais próxima com o espaço, enxergam como se o espaço fosse deles. Antes, tínhamos casos de depredação e hoje não temos mais porque os participantes sabem que todos podem ser prejudicados se isso acontecer”, conta o Coordenador do Centro de Esporte da Fundação Julita, Marcelo Domingos.


Fundação Julita no SPTV

10/04/2015




Na série especial de reportagens sobre a “Água”, o SPTV 2ª Edição do dia 24 de março mostrou a cisterna da Fundação Julita, que foi construída em março de 2014 por meio de um curso teórico e prático aberto a moradores da comunidade do Jardim São Luís. A cisterna é uma forma muito eficaz de captação da água da chuva e, na atual crise hidríca, pode ser disseminada em todo o estado. O Centro de Educação de Ambiental realiza atividades pedagógicas voltadas à adoção de práticas simples e de baixo custo, como a cisterna, para promover a conscientização sobre o meio ambiente e propor soluções para resolver os problemas ambientais. Este projeto precisa de recursos para continuar suas atividades. E você pode ajudar, sem gastar nada. Colabore destinando até 3% do seu I.R. até o dia 31 de março, saiba mais clique aqui.

Curso de costura pretende gerar renda

16/04/2015

No dia 16 de março, a Fundação Julita iniciou o curso noturno de “Corte e Costura”, voltado para jovens e adultos. Com duração inicial de cinco meses, o novo curso visa capacitar os 20 participantes nas técnicas de corte, costura e modelagem para confecção de roupas e acessórios.

O curso também pretende estimular a conduta empreendedora entre os participantes. A intenção é que, no futuro, seja formado um grupo produtivo, gerando trabalho e renda aos beneficiários.

VOLUNTÁRIO E CO-PARCEIRO
O curso noturno de costura tem financiamento parcial de Ricardo Ferrari, professor de ginástica e coordenador de um grupo de lambazouk premiado internacionalmente. Ricardo é professor voluntário de dança para adolescentes na Fundação Julita desde 2014.

Curso promove articulação no território

05/05/2015

A formação teórica e prática para a construção de biodigestor, uma técnica sustentável de tratamento de esgoto, aconteceu nos dias 18, 19, 25 e 26 de abril na Fundação Julita. Esta ação foi promovida pelo Centro de Educação Ambiental da organização e contou com a participação e o interesse da comunidade e de espaços culturais da região. Entre eles, estiveram presentes no curso educadores e educandos do Espaço Comunidade, das organizações não governamentais Casa do Zezinho e Bloco do Beco e da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís.

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
As oficinas e os cursos promovidos pela Fundação Julita ligados à educação ambiental abordam soluções sustentáveis de baixo custo e fácil acesso. Por ser referência dentro e fora do bairro em Permacultura, concepção ecológica inovadora, estas atividades atraem a população da região e de diversas localidades. Exemplo disso é a inscrição no curso de Biodigestor de moradores do entorno da Fundação Julita, de bairros mais distantes – zona Leste – e de outras cidades, como Guararema, Campo Limpo Paulista e Atibaia. Todos os participantes demonstraram muito interesse em conhecer mais sobre os princípios da Permacultura seja como ferramenta pedagógica como para aplicação em seu cotidiano.
ALUNOS DE ENGENHARIA FIRMAM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE TCC
Desde 2011, a Fundação Julita adota a Permacultura como ferramenta pedagógica. Neste sentido, realizou a construção de cisternas, de círculos de bananeira e da composteira, entre outras alternativas sustentáveis para minimizar os problemas ambientais.


Por sua sede estar localizada em ampla área verde e ter o intuito de abrigar projetos ambientais inovadores, a Fundação Julita atrai jovens universitários que desejam colocar em prática ações que promovam a disseminação de conhecimentos. Recentemente, por exemplo, os estudantes do último ano de Engenharia Ambiental, Fernando Silva dos Santos e Aline Ramos de Sousa, firmaram parceria com a Fundação Julita para a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso a partir do tema Biodigestores.

E a parceria promete trazer benefícios também para o âmbito público, além do acadêmico. O TCC, denominado de “O uso de Biodigestores no Tratamento de Esgotos Domésticos”, tem como objetivo subsidiar os órgãos públicos na integração da gestão do saneamento ambiental em regiões desprovidas de tratamento de esgoto, a fim de tratar os efluentes líquidos por meio do uso de biodigestores de baixo custo. E, com isso, convertendo–o em duas bases para o desenvolvimento sustentável local: energia renovável e fertilizante orgânico.


Banco Itaú faz ação voluntária


22/05/2015

Em torno de 150 voluntários realizam oficinas voltadas à comunidade e também ações de manutenção do espaço.

No próximo sábado, dia 23 de maio, cento e cinquenta estagiários do Banco Itaú participam de um dia inteiro de ações voluntárias na Fundação Julita, batizado de “Dia de TransformAção” . Neste dia, os voluntários vão contribuir com serviços de manutenção do espaço, além de oferecer atividades gratuitas à comunidade ligadas ao lazer, bem-estar e esporte.



Concorrendo com outras seis organizações, a Fundação Julita foi escolhida pelos próprios voluntários do Itaú para a realização da ação de voluntariado. A proposta é promover o contato dos voluntários com a comunidade e com o espaço da organização.

PROGRAMAÇÃO VARIADA
As ações previstas incluem a revitalização de playgrounds e quadras, além da criação e produção de placas para identificação dos sistemas ecológicos da organização (como o bosque e a composteira). As atividades oferecidas à comunidade contam com ampla programação que abrange crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A programação completa pode ser conferida aqui.

Os voluntários também firmaram parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para a realização de orientações gratuitas sobre saúde bucal.

VOLUNTARIADO EMPRESARIAL NA JULITA
A Fundação Julita estabelece parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento de atividades, manutenção do espaço e recebimento de doações. Nestas ações, voluntários de empresas fazem a diferença em prol das crianças, adolescentes, jovens e idosos atendidos.

Jovens participam de atividades especiais



24/07/2015

No mês de julho, o Programa Paineira oferece uma programação especial para os jovens entre 15 e 17 anos do curso de Educação para o Mercado de Trabalho. O objetivo da programação especial é oportunizar vivências diferentes das adquiridas durante o curso, ampliando o repertório dos beneficiados em diversas áreas.

COMPLEMENTO À FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Entre as atividades especiais, voluntários do Itaú Unibanco realizaram uma palestra sobre educação financeira que abordou questões práticas sobre planejamento e orçamento doméstico, a fim de oferecer instrumentos para o equilíbrio financeiro e para a realização de objetivos financeiros e profissionais.

Os jovens também realizaram uma visita à Fipan – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos. A feira é a principal da área e traz novidades para a indústria e comércio deste segmento.
Helcio Alcides Nosé e Renzo Barioni, consultores empresariais, realizaram um dia de atividades relacionadas ao empreendedorismo. Após a palestra, os jovens participaram de uma dinâmica em que receberam um valor em dinheiro. Com este valor em mãos, eles montaram e executaram estratégias que fizeram o investimento render. Para celebrar a conquista, os jovens montarão um café da manhã especial com a renda obtida.

ATIVIDADES CORPORAIS
A programação especial incluiu também uma oficina de cuidados com o corpo. A atividade trouxe vivências em massagens e máscaras faciais com a educadora e massoterapeuta, Daniela Meira. Outra vivência com a mesma temática foi a oficina de musicalização com o corpo, ministrada por Rosana Delgado, arte educadora.

CULTURA POR MEIO DE VARIADAS LINGUAGENS
Outra atividade é o sarau realizado às sextas de julho. Neste momento, os jovens são convidados a expressar seu lado artístico. O grupo também participou de uma atividade com o educador de violão, Joel Teixeira.

No dia 20, o artista Felipe Tenório ministrou uma oficina sobre grafitte e intervenção artística. Com a temática da cultura, aconteceu ainda o Cine_Juventude, com o filme “Capitães de Areia”, adaptação do livro de Jorge Amado. Após a exibição, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo Núcleo de Educomunicação da Fundação Julita.


Ainda neste mês, estão programadas outras atividades que incluem uma visita ao Solo Sagrado, uma palestra sobre drogas e uma vivência de dança contemporânea, com o grupo Sansacroma.



A reforma das grades beneficia todos os atendidos pela Fundação Julita. Entre eles, merece destaque os jogadores dos times da Copa Julita de Futsal. O evento esportivo é anual e conta com equipes da região e de outras comunidades, como Paraisópolis e Grajaú. Os jogos são realizados aos sábados e contam com a média de presença de 200 pessoas por torneio. Beneficiados dos programas da Fundação Julita também realizam semanalmente atividades esportivas nas quadras.


ELIJASS GLISKSMANIS financia reforma



19/08/2015
Nos últimos meses, as grades das quadras poliesportivas da Fundação Julita foram reformadas. O recurso para a manutenção do espaço foi doado pela Fundação Elijass Glisksmanis, que já financiou outras obras na organização, como a iluminação externa e a construção do bazar permanente.


MANUTENÇÃO CONSTANTE

Com 47 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 16 mil m² de Mata Atlântica secundária, a Fundação Julita tem um espaço único na região, mas que requer manutenção permanente. Além da natureza privilegiada, a infraestrutura da Fundação Julita conta com dois playgrounds para atividades pedagógicas, um estúdio de música para ensaio de bandas independentes, dois refeitórios, diversas salas apropriadas para atividades pedagógicas e algumas específicas para os atendimentos multidisciplinares de saúde (áreas de psicologia, psicopedagogia e odontologia), sem contar a biblioteca comunitária e o auditório multifuncional.


O auditório da Fundação Julita é um espaço no qual são realizadas atividades formativas com educadores e famílias atendidas pela instituição. Por ser um espaço amplo, o auditório também recebe encontros de outras organizações do entorno e eventos da rede socioassistencial. No entanto, este espaço está desativado atualmente porque apresenta fissuras no solo e rachaduras nas paredes. Para manter suas atividades funcionando, a Fundação conta com o apoio da iniciativa privada e de pessoas físicas, que podem contribuir com material ou recursos para reformas e manuntenção de espaços, como do auditório ou das quadras. Interessados em contribuir para o auditório voltar a receber importantes eventos da comunidade do Jardim São Luís, podem buscar mais informações pelo e-mail: carlaprates@fundacaojulita.org.br.


Unilever promove a responsabilidade social

19/09/2015

Beneficiados do Programa Paineira participaram de uma roda de leitura com jovens que fazem parte do projeto de desenvolvimento e capacitação da empresa Unilever. Na atividade, eles dialogaram sobre responsabilidade social a partir de uma visão sistêmica de uma das marcas da Unilever.

Uma das ações de responsabilidade socioambiental praticada pela marca abordada é o cultivo de tomates sem o uso de agrotóxicos, extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Depois da roda de conversa, os jovens aprenderam a plantar tomates em potes e puderam levá-los para casa.


Também foram abordadas as questões que envolvem as etapas de produção da mercadoria, como o plantio de alimentos. A Fundação Julita é parceira da Unilever em um programa de desenvolvimento e capacitação para jovens. Neste Programa, chamado Aquarela, os jovens têm seus estudos universitários financiados parcialmente pela empresa, além de realizarem estágio na Julita e na Unilever.


Campanha alimentação saudável

22/09/2015

Nossa campanha de doações para dar continuidade ao projeto de Alimentação Saudável COMEÇOU AGORA. A sua ajuda é muito importante! Contribua, compartilhe, apoie esse projeto que beneficia 653 crianças e adolescentes. Temos só 35 dias para chegar a nossa meta e dar continuidade a esse projeto. A alimentação é essencial para o desenvolvimento das crianças, principalmente para o aprendizado. Contamos com você!

PARA DOAR OU SABER MAIS, CLIQUE AQUI: WWW.JUNTOS.COM.VC/NUTRIR-JULITA



EDUCANDO A ALIMENTAÇÃO, ALIMENTANDO A SAÚDE
Desde 2012, a Fundação Julita promove um conjunto de ações para a alimentação saudável. O objetivo é o de erradicar a desnutrição infantil e ainda trazer possíveis soluções para problemas nutricionais muito comuns na comunidade, como obesidade e uma alimentação pobre em nutrientes, que comprometem tanto o desenvolvimento físico como o aprendizado. Agora, precisamos da sua ajuda para a continuidade desse projeto.


Iniciamos uma campanha de doações pela internet e contamos com você para atingir nossa meta: R$ 22.500,00. Contribuir significa estender os benefícios da alimentação saudável para 653 crianças e adolescentes de baixa renda.


Basta acessar www.juntos.com.vc/nutrir-julita e fazer sua doação ou compartilhar essa causa entre sua rede de contatos. Em poucos cliques, você garante um desenvolvimento mais saudável para centenas de crianças!


A ALIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO

A alimentação inadequada afeta, sobretudo, o desenvolvimento cognitivo ou intelectual. Para que uma criança possa aprender, ela precisa receber uma quantidade suficiente de nutrientes, carboidratos, proteínas e minerais, que estão diretamente relacionados à atenção, motivação e disposição necessárias ao aprendizado. A alimentação também interfere positivamente na construção de sinapses (redes de conexões entre os neurônios); fundamentais para que a criança possa aprender e reter essa aprendizagem.

Nossas ações para uma alimentação saudável são:

• Substituições e inserções saudáveis ao cardápio das 3.200 refeições servidas na organização;

• Educação e acompanhamento nutricional para crianças, adolescentes e seus educadores e familiares;

• Atividades lúdicas de sensibilização e contato com alimentos saudáveis.

AJUDE ESSA CAUSA
Para a continuidade do projeto “Alimentação Saudável”, que beneficia 653 crianças e adolescentes de baixa renda, precisamos arrecadar R$ 22.500,00, que garantem a atuação de uma Nutricionista na organização por mais 12 meses. Essa especialista é responsável e peça-chave para o acompanhamento e a educação nutricional dentro da organização.


É possível ajudar com qualquer valor e a sua participação é muito importante! Saiba como:

Divulgue a Campanha entre seus amigos e parentes (via facebook, e-mail, boca a boca, em sua escola ou faculdade);
Envolva empresas em que trabalha ou trabalhou (empresas interessadas em se tonar parceiras da Campanha podem ter seu logotipo inserido na nossa página);
Se você trabalha com estética, beleza ou saúde, o valor social de um dia do seu serviço pode reverter (e ser precioso) para a Campanha.
Esta iniciativa só será bem-sucedida com a participação de todos e de cada um, pois ou arrecadamos o valor total pedido ou não levamos nada!


Contamos com você! Ajude, compartilhe! Seja parceiro dessa causa!


Acesse: www.juntos.com.vc/nutrir-julita


Dúvidas, escreva para: carlaprates@fundacaojulita.org.br


A campanha ficará na internet por 35 DIAS apenas: de 21 de setembro a 26 de outubro!


Fundação é homenageada pela Bunge

28/10/2015

A Fundação Julita recebeu o Prêmio Fundação Bunge em uma cerimônia de homenagens a importantes organizações não governamentais, realizada no dia 28 de setembro. Entre as organizações contempladas estavam: Fundação Romi, Instituto Gerdau, Fundação Vale, Cenpec, Fundação Iochpe, Fundação Dorina Nowill, Fundação Victor Civita, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundación Bunge y Born.

O evento foi parte das comemorações de 60 anos da Fundação Bunge. As instituições foram homenageadas por suas contribuições na área de desenvolvimento social. Seus dirigentes receberam uma escultura em bronze criada pela artista plástica Maria Bonomi.


Para a Fundação Julita, foi uma grande conquista e um reconhecimento significativo estar entre organizações tão importantes no cenário nacional.


Encontro Cultural reúne 1.800 pessoas

10/11/2015

O Encontro Cultural aconteceu no último sábado, dia 07, e reuniu 1.800 pessoas em uma grande festa. A programação variada congregou famílias, crianças, jovens e adultos.


CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO NO NOSSO FLICK. Clique aqui!
Abrimos o Encontro Cultural com um cortejo de maracatu pelas ruas do bairro. Foi sensacional ver as pessoas indo às janelas para ver a Nação Julita tocar!


Entre as atividades para famílias e crianças, tivemos: apresentação de brincadeiras de roda, tapete das sensações, espaço da contação de história, oficina de culinária e parede sonora.

Os jovens do curso de Educação para o mercado de Trabalho, do Programa Paineira, realizaram uma feira gastronômica com comidas típicas mineiras (frango com quiabo, galinhada, tutu), doces (bolos, trufas, tortas) e barraca de espeto (espetos de churrasco e doces, além de uma opção vegana).

O artista Felipe Tenório realizou uma intervenção de graffiti chamada de Muros Invisíveis. A figurinista Ana Paula Mendes expôs figurinos de seu recente trabalho, o Desacalanto.
As educadoras Regiane Cavalcanti, Solange Costa e Ladjane dos Santos realizaram uma vivência com dreads e tranças para adultos e crianças.

O Praçarau marcou presença no Encontro Cultural promovendo um momento de troca de poesias.
Com a presença confirmada na última hora, a MC Sofia cantou algumas de suas rimas e participou de um bate papo com os adolescentes de 12 a 14 anos atendidos pelo Programa Ipê-Amarelo. Ainda na cena hip hop, participaram também os rappers Tigone e Mow. O grupo Breaking Dance também se apresentou.

O Encontro Cultural também contou com os shows das bandas do Estúdio de Gestão Coletiva da Fundação Julita, Declínio e Aliança Civil. Além disso, tivemos as apresentações de teatro da Cia de Arte – Decálogo e também do grupo de dança Elite Dance Hall Family Crew.
À noite, a banda Nega Maria fez um show muito animado e com um repertório voltado ao samba rock que proporciou o Encontro de Samba Rock entre os coletivos culturais Eu Soul Samba Rock e Samba Rock Cultural.
Para fechar nossa festa, o Bloco Afro É di Santo animou a todos. Entre as músicas apresentadas, estava o samba de roda que promoveu a apresentação de dança do grupo de idosas atendidas pelo Programa Araucária.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
Um dos destaques do Encontro Cultural foi a feira de artesanato, que reuniu artesãos e expositores. A Fundação Julita acredita na Economia Solidária, por isso agradece a: Mo Ho, Leidyla Nascimento, Rosana Delgado, Daniela Brevegliere , Bebê de bandana, Salve Selva, Fio Dourado, Atêlie Cantinho da Dinda, por aceitarem nosso convite em participar desta grande festa.

BANDA NEGA MARIA NO ENCONTRO CULTURALA banda Nega Maria agitou nossa festa com um repertório que incluiu muito samba rock. Nesse momento, aconteceu o Encontro de Samba Rock entre os coletivos Eu Soul SambaRock e Samba Rock Cultural.

Fundação vence concurso da Fundação Volkswagen

23/11/2015

Concorrendo com organizações de todos estados brasileiros, Fundação Julita é premiada com Projeto de Educação Ambiental.


A Fundação Julita recebeu o prêmio do VIII Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade 2015, em uma cerimônia realizada no dia 23 de outubro. No total, 707 projetos sociais da maioria dos estados brasileiros foram inscritos e apenas 11 organizações foram contempladas.

AMPLIANDO O ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O projeto da Fundação Julita contemplado pelo concurso foi “Promovendo Vínculos a partir dos Quatro Elementos”, que beneficiará 320 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos com vivências em Educação Ambiental. O projeto é a continuação das vivências proporcionadas às crianças de até 3 anos, ampliando o atendimento nesta área.

O projeto tem por objetivo tornar as crianças capazes de atuarem como agentes ambientais, tanto na própria organização e na comunidade em geral, além de resgatar o vínculo e o cuidado com a natureza a partir de vivências com os quatro elementos (fogo, terra, água e ar). “Por meio do resgate do vínculo com a natureza, as crianças e os adolescentes desenvolverão consciência crítica em relação ao meio ambiente”, conta Flávia Cremonesi, Coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita.

EXCELÊNCIA RECONHECIDA

Além de promover a conscientização e a sensibilização ambiental, o Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita também construiu de forma coletiva 10 sistemas ecológicos, que são tecnologias sustentáveis de baixo custo; soluções para os problemas ambientais da comunidade. Nos últimos anos, o pioneirismo desta iniciativa conquistou importantes realizações:

– Em 2015, nossas cisternas tiveram participação especial no programa SPTV Segunda Edição, em reportagem sobre o Dia da Água. Outra conquista neste ano foi a realização do curso de Biodigestor, pois reuniu professores, articuladores de movimentos sociais e pessoas de outras cidades do estado de São Paulo, como Atibaia.

– Em 2014, o Projeto Fazendinha ficou entre os 10 melhores no Prêmio Generosidade, da Editora Globo.

– Em 2013, recebeu o prêmio FIES-Fundação Itaú Social.


A metodologia educativa de formação socioambiental da Fundação Julita, promovida pelo Centro de Educação Ambiental, foi reconhecida como Tecnologia Social. A partir de agora, nossa proposta pedagógica está disponível no banco de tecnologias sociais, da Fundação Banco do Brasil, a fim de ser compartilhada e, se houver interesse, aplicada por outras organizações ou escolas.

Projeto da Fundação é certificado como tecnologiasocial


04/12/2015

Tecnologias sociais são propostas inovadoras, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social. O Prêmio da Fundação Banco do Brasil visa identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.


Minissistemas ecológicos

A tecnologia social certificada recebeu o nome de “Minissistemas ecológicos para a formação sociambiental nas periferias urbanas”. A metodologia consiste na formação, planejamento coletivo e execução de soluções socioambientais, tendo como ferramentas a educação ambiental e a permacultura.

Os exemplos de minissistemas criados são: hortas variadas, jardins, mini-cisternas e biodigestor.

“Para a Fundação Julita, o reconhecimento como tecnologia social do projeto de Educação Ambiental consolida nossa busca por oportunizar à comunidade soluções sustentáveis e de baixo custo para problemas ambientais do entorno. Nosso empenho na excelência da proposta obteve resultados muito expressivos nos últimos anos, como a conquista do prêmio do Fundo de Excelência Social – FIES, do Fundação Itaú Social, e do Concurso Volkswagen na Comunidade”, ressalta Jânio de Oliveira, Gestor de Projetos Pedagógicos.

Fundação completa 60 anos





11/12/2015

No domingo, dia 6, a Fundação Julita fez 64 anos! Temos uma longa trajetória de lutas e conquistas em prol do Jardim São Luís: nossa história e a história da nossa comunidade se entrelaçam. Obrigada a todos que contribuem com nossos projetos sociais e acreditam no sonho de mais de 60 anos de Antônio Manoel Alves de Lima e Julita Prado Alves de Lima.

Os animais como aliados da educação


A Fundação Julita há mais de 60 anos promove atividades para a comunidade, disponibilizando um espaço verde único na periferia: mais de 40 mil m2, incluindo 16 mil m2 de Mata Atlântica secundária, mais de 5 mil árvores de 283 espécies diferentes e dezenas de animais. Uma das atividades abertas à comunidade é a Fazendinha, que abriga sistemas ecológicos e diversos animais, entre eles vacas, ovelhas, pavões e cavalo. A Fazendinha é aberta de segunda a domingo, das 8h às 17h. Escolas e grupos podem agendar visita monitorada e a comunidade pode visitar o espaço aos fins de semana.



19/11/2015

Oferecer uma fazenda na periferia é propiciar contato, muitas vezes o único, das pessoas com diversos animais. Essa oportunidade promove reflexão sobre o ser humano no mundo, suas relações com as pessoas, com os outros seres vivos e com a natureza.

O resultado deste olhar pedagógico é que muitas crianças e jovens passaram a atuar como miniagentes ambientais e hoje se preocupam e zelam pelo bem-estar dos animais da Fazendinha e da comunidade, agindo com responsabilidade com seus animais de estimação, resgatando outros animais em risco, denunciando maus-tratos e orientando a comunidade sobre bons hábitos nas relações entre os seres. Essa atuação representa uma conquista para a Fundação Julita, pois o desenvolvimento de valores socioambientais compõe a essência do trabalho da Fundação Julita, que acredita no desenvolvimento integral. Para a comunidade, isso representa um avanço ainda maior porque a integração destes valores dentro dos núcleos familiares transforma as relações, promovendo comprometimento e engajamento.

APRENDER NA PRÁTICA

Em 2015, muitas escolas da região visitaram a Fazendinha, encontrando neste espaço o lugar perfeito para uma rica vivência para as crianças:

” Vir até a Fazendinha traz uma outra visão para as crianças. É muito diferente de só mostrar desenhos. Aqui elas tocam, vêem, cheiram… é uma outra vivência. Pedagogicamente, elas adquirem várias conquistas: aprendem como vivem os animais e suas características. Também exercitam a linguagem, pois eles têm que aprender a falar palavras diferentes. As crianças levarão para onde forem o cuidado e o carinho que vivenciam aqui. Acredito que o mais importante é eles perceberem o bom convívio entre os animais e as pessoas. A gente percebe que os animais aqui são bem tratados, estão robustos, felizes e calmos. Eu não conhecia o espaço e gostei bastante de visitar”, conta a professora Cleide Martins, do CEI Jardim São Luís I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário