terça-feira, 13 de agosto de 2013

FAZENDINHA TEM ROTEIRO AMBIENTAL PARA ESCOLAS E GRUPOS

Uma aula ambiental ao ar livre. É o que oferece o espaço da Fazendinha, da Fundação Julita. Trata-se de um espaço de convívio com animais e práticas sustentáveis, que possibilita diversas atividades pedagógicas com foco na educação ambiental. Na fazendinha, por exemplo, há várias espécies de bichos, como vacas, ovelhas, galinhas, pavões, patos e cavalo, além de pomar e hortas.

visitacao_escolas 

A Fundação Julita agenda visitas monitoradas para grupos e escolas conhecerem o espaço. As visitas percorrem um roteiro ambiental, orientado por educadores ambientais da organização, que inclui minhocário, pomar, composteira, bosque, baias dos animais, estercário, ciclo de bananeiras e horta de medicinais. No fim do trajeto, os grupos recebem a publicação “Conheça Nossa Fazendinha – Guia Prático”, desenvolvido pela equipe do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita.
Caso professores e grupos tenham interesse em realizar atividades com animais especificamente, também é possível agendar uma visita que é feita sob a orientação de uma veterinária, que tira dúvidas gerais sobre os animais da Fazendinha e sobre bichos de estimação. O objetivo é de realizar a aproximação com animais, bem como fornecer informações sobre seus hábitos e a melhor maneira de tratá-los.
Escolas e grupos interessados em percorrer o roteiro ambiental ou ainda fazer apenas a visita aos bichos da Fazendinha podem enviar email para: ambiental@fundacaojulita.org.br


 

 

Preservação da história

A Fundação Julita está instalada em uma área total de 47 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 45 mil m² de área verde. A organização ainda preserva as características de fazenda, pois foi criada para abrigar famílias rurais. É um espaço único na cidade, uma vez que possibilita o contato com um bosque de mata nativa, com a rotina de fazenda, com animais de grande porte, aves etc., aliado a um conteúdo pedagógico de educação ambiental. O Projeto “Fazedinha” faz parte do Centro de Educação Ambiental que tem o objetivo de se tornar um centro de referência em trocas e práticas da permacultura, desenvolvendo atividades de conscientização ambiental com educadores, educandos, colaboradores e comunidade local.

Um comentário: