terça-feira, 1 de abril de 2014

BIENAL REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A ARTE DO COTIDIANO


No dia 31 de março, os funcionários da Fundação Julita receberam os educadores do Educativo da Bienal de São Paulo. Desde 2011, a Bienal realiza formações voltadas para os educadores da Fundação Julita, tendo como tema a arte contemporânea; definida pelos capacitadores como a arte presente no nosso dia a dia. A intenção é que os educadores possam multiplicar o conteúdo aprendido com os educandos e seus familiares, beneficiados pela organização.

Este encontro teve como objetivo debater questões como: “O que é arte?”, “Quem pode dizer o que é ou não arte?”, tendo como tema principal os 50 anos do golpe militar no Brasil e o seu reflexo ainda existente nos dias de hoje. Com vídeos e música, os educadores compararam a ditadura militar com as manifestações que têm acontecido desde 2011 no Brasil. Para finalizar, foi realizada uma dinâmica com a intenção de causar reflexão sobre as conexões do mundo e dos indivíduos; identificadas como as interligações que temos e não vemos ou que vemos, porém, passam despercebidas.


Sobre os Encontros

Neste ano, a Bienal de São Paulo realizará 6 encontros de formação na Fundação Julita, de abril a setembro, baseados em ações de diálogo como forma de construção coletiva de conhecimentos. O curso terá como objetivo a investigação de dimensões da contemporaneidade, a partir de suas perspectivas sociológicas, filosóficas, econômicas, políticas, educacionais e artísticas. Para isto, serão convidados profissionais e pesquisadores destas diversas áreas para apresentar outros pontos de vista sobre cada assunto. 

Também está prevista a visita de educandos e educadores da Fundação Julita à exposição bienal de arte, que estará na sua 31ª edição em 2014, com o tema “Como falar de coisas que não existem”. A Bienal de São Paulo é a segunda maior bienal de arte do mundo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário