Todo último dia útil de cada mês, a Julita reúne seus educadores para refletirem sobre sua atuação presente e futura.
No período da manhã, os educadores iniciaram o Curso de Capacitação de Agentes do Brincar com o Centro Ludens. O curso aborda a importância do brincar como direito e oferece qualificação aos educadores para que eles possibilitem oportunidades lúdicas às crianças.
Durante encontro, as agentes perguntaram para a equipe da Julita sobre a importância do brincar. A partir das respostas, os educadores refletiram que o brincar é um objeto de transformação na vida da criança e uma das bases para a vida adulta
Outro ponto ressaltado, foi o brincar da criança com a natureza, essa interação possibilita uma formação de empatia entre a criança e o ambiente, criando um elo de respeito.
O Centro Ludens multiplicada a formação de Agentes do Brincar pela IPA (Associação Brasileira pelo Direto de Brincar), organização tem atuação internacional.
Foi proposto a equipe da Julita que, com base no encontro e nas brincadeiras da infância
de cada um, fosse feito um desenho livre que os representasse.
As formações são voltadas para os educadores dos Programas Castanheira
(atendimento de crianças com até 3 anos) e Ipê-Amarelo (atendimento de
crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos). O curso tem duração de sete
encontros.
A formação com a equipe do Educativo da Bienal de São Paulo aconteceu durante a tarde. No encontro, foram abordados os temas: coletividade, conflito, imaginação e transformação. Caminhando por questões da educação, cultura e vida em sociedade dentro do sistema vigente, a formação proporcionou aos educadores um olhar sobre estes temas na arte e como eles influenciam seu cotidiano.
Na ação poética deste encontro, os educadores utilizaram fita crepe para se expressar.
No próximo mês, os educadores participarão de uma visita monitorada na Bienal de Arte.
A Bienal estará aberta à visitas de 06 de setembro a 7 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário