sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SEMANA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA CASTANHEIRA



Na semana passada, 2 a 6 de fevereiro, as famílias e as crianças atendidas pelo Programa Castanheira (crianças de até 3 anos) foram recepcionadas para o início das atividades de 2015. A programação especial de acolhimento das crianças e de suas famílias que estão ingressando este ano no Programa Castanheira contou com a participação de profissionais do Centro de Saúde e de Educação Ambiental.


Na segunda, dia 2, os responsáveis participaram de reunião com a coordenação do Programa.




Na terça, dia 3, as crianças iniciaram o período de adaptação. Neste tempo, a criança passa algumas horas na instituição, sendo em alguns momentos acompanha pelos responsáveis e em outros não.



Uma técnica de massagem para bebês, a Shatala, foi apresentada aos responsáveis no dia 05, quinta-feira. A proposta é que os responsáveis utilizem a técnica em casa, enquanto as educadoras realizam a massagem uma vez por semana na instituição. A Shantala traz tranquilidade à criança, além de ser um momento de carinho.


Desde 2012, o Programa Castanheira utiliza a Shantala na adaptação dos bebês.   



Entre os dias 5 e 6, os responsáveis participaram de formações com a Direção e Coordenação Pedagógica do Programa. Os profissionais dos centros de Saúde e Educação Ambiental também participaram das formações.

A Coordenadora Pedagógica do Programa Castanheira, Ana Carla de Souza, apresentou aos responsáveis a proposta pedagógica e também contou sobre a rotina das crianças na instituição.


"Com as crianças de até 3 anos, nosso objetivo é proporcionar vivências com os quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Vamos explorar o espaço da Fundação Julita em busca do contato com estes elementos", conta Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental.

As enfermeiras do Centro de Saúde orientaram os responsáveis sobre os cuidados básicos com a saúde e higiene das crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário