Com a missão de
despertar o senso crítico das crianças, que fazem parte do Programa Ipê-Amarelo,
com o apoio de adolescentes de 12 a 14 anos fortalecendo a prática intergeracional, o Núcleo
de Educomunicação da Fundação Julita criou o “Educa Cine”.
Inspirado no Cine_Juventude, a atividade consiste em debater temas diversos por
meio da apresentação de um desenho, filme ou documentário, que levante a
reflexão para que cada educando possa entender e respeitar a forma do outro
ser, agir, se vestir, livres de preconceitos.
Em média 100
crianças entre 6 a 11 anos participam do Educa Cine, como explica a educadora,
Leidyla Nascimento. “Os educandos resolveram criar o Educa Cine porque gostam muito do Cine_Juventude
que já acontece aqui na organização, porém não é destinado para o público
infantil. E, para contemplar as crianças, o Cine proporciona um dia diferente
de integração e aprendizado”, conta ela.
Respeito à diversidade
Como forma de
organizar para que todas os educandos participem do debate, acontece a criação
de pequenos subgrupos que fazem a discussão sobre o desenho e o tema proposto
Em seguida, um representante
é escolhido para apresentar o resultado do debate para o restante da turma. E,
juntos, todos possam refletir e apontar alternativas que levem ao respeito à diversidade
na escola, na família, em todos os setores da sociedade.
Crianças empoderadas e protagonistas do Educa Cine
Dentro desse
processo pedagógico, as crianças são protagonistas de toda a atividade. Há a
divisão de equipes: Comunicação, Pesquisa e Produção.
O grupo de
comunicação é responsável por toda divulgação e sensibilização dos grupos. As
sensibilizações são feitas um dia antes do Cine, as crianças passam nas salas e
desenvolvem alguma reflexão sobre o tema. Além disso, organizam os cartazes de
divulgação, registros em fotos, vídeos e relatos.
A equipe de
pesquisa é responsável por identificar o tema, elaborar a mediação no dia do Cine,
que é feita por um jovem mais velho beneficiado pela Fundação Julita, e pensar a
ação que terá depois da exibição, se será debate, atividade prática, etc. Outra
função é trazer o tema e ver se há alguma ligação com as vivências das demais crianças
e se elas realmente entenderam a proposta.
Já o grupo de
produção fica responsável por arrumar o espaço, com cadeiras, equipamentos de
som, levar as crianças até a biblioteca e organizá-las.
Após o Cine, cada
líder faz um relatório do que a sua equipe fez e o que poderia melhorar, para
que o processo seja avaliado e aprimorado pelos educadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário