terça-feira, 17 de julho de 2018

Vamos falar sobre hipertensão arterial?


Você sabia que a hipertensão arterial é considerada um dos sérios problemas de saúde pública no Brasil?

Pensando nisso, o Centro de Educação em Saúde e o Programa Araucária (Centro de Convivência do Idoso) fizeram uma atividade especial sobre o tema.
O grupo de idosos participou de um bate papo sobre hipertensão, com a Evelyn Inouye, nutricionista da Fundação, e com a Jaqueline de Sousa, enfermeira da Julita. 


Durante a atividade foi explicada a importância de substituir o sal comum por temperos naturais, que além de realçar o sabor dos alimentos fazem bem à saúde. Uma variedade de temperos naturais como: alecrim, pimenta, coentro, limão, gengibre, salsinha, entre outros, foram expostos. Com isso, os participantes tiveram acesso ao conhecimento de como é importante evitar o consumo excessivo de sal comum, devido a grande concentração de sódio.



Pesquisas apontam que há uma prevalência de hipertensão arterial em mais de 50% da população idosa na faixa etária entre 60 a 69 anos; e 75%, acima de 70 anos. A alimentação saudável com um consumo controlado de sódio e a baixa ingestão de álcool são alguns dos métodos de prevenção”, ressalta Evelyn Inouye, nutricionista da Julita.

Colocando a mão na massa

Para provar de que é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, a atividade ainda contou com a participação especial da Elizane Azevedo, cozinheira da Fundação, que preparou uma torta de legumes sem sal.

Ao final, todos experimentaram a torta, receberam um livrinho com mais dicas de alimentação saudável, uma amostra de sal de ervas e ainda houve o sorteio de um brinde.











Dê olho na alimentação

É importante ficar atento pois a hipertensão é uma doença grave que traz complicações em órgãos vitais como coração, cérebro e rins.
O tratamento e o controle da hipertensão arterial são fundamentais para a qualidade de vida do indivíduo”, finaliza a nutricionista da Fundação.

10 dicas para controlar a hipertensão arterial:


Priorize uma alimentação saudável;
Verifique a pressão regularmente;
Evite o uso de bebidas alcoólicas;
Evite o hábito de fumar;
Mantenha o controle do peso;
Pratique atividades físicas;
Controle os nervos;
Não tome medicamentos sem prescrição médica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário