quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Creche compartilha metodologia de leitura

Em setembro, a Fundação Julita sediou um encontro formativo com o objetivo de promover a troca de saberes entre gestores de unidades de educação infantil, reunindo seis CEIs (Centros de Educação Infantil) e duas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), que oferecem os serviços no território.



“A ideia de fazer encontros formativos partiu do supervisor da Diretoria Regional de Educação, Luiz Oswaldo de Paula, a fim de estimular práticas pedagógicas inovadoras e a reflexão sobre as pedagogias participativas que compreendem as crianças e os bebês como protagonistas e sujeitos ativos das ações educativas”, explicou Carolina Regina dos Santos Souza, coordenadora pedagógica do CEI da Fundação Julita.

Para a Fundação Julita, foi um orgulho poder compartilhar o nosso currículo e a nossa experiência de sensibilização à leitura, ressaltando a importância da interação da criança com o mundo da leitura por meio do brincar.



O projeto de leitura do Centro de Educação Infantil Maria Izabel, da Fundação Julita, visa despertar a curiosidade e o interesse da criança: “por meio dos livros, a criança viaja pela imaginação para mundos encantados, para culturas diversas e vive muitas experiências”, complementa Carolina.

SENSIBILIZAÇÃO DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: O CONTATO E O GOSTO PELA LEITURA
A Fundação possui uma casinha de leitura, que é usada para contações de história e também para guardar o acervo literário para a faixa etária do CEI. Na formação foi compartilhado o processo histórico da casinha, como os professores participam da aquisição dos acervos e as estratégias de uso com as crianças. Além disso, as crianças também têm acesso à biblioteca da Fundação Julita, a partir de visitas agendadas, ampliando, assim, o contato e o gosto pela leitura.

Além da atividade de leitura exposta pela Fundação Julita, o CEI Rosa Maria, presente na formação, trouxe o relato do parque sonoro implementado na unidade, contribuindo para um outro olhar ao nosso espaço externo e como podemos enriquecê-lo ainda mais.

PRÓXIMO CICLO DE FORMAÇÃO
Segundo a coordenadora pedagógica do CEI da Julita, a formação foi ainda mais importante porque a Fundação está criando vínculo com algumas EMEIs que vão atender as crianças beneficiadas pela Julita no próximo ciclo, sendo esta uma oportunidade de ampliar a compreensão sobre o nosso trabalho e a nossa visão de infância.

Alguns participantes ficaram impactados com o espaço da Fundação Julita, como a coordenadora do EMEI Professora Rosemary Silva, que mencionou durante a formação: “Então, está explicado porque as crianças quando chegam ao EMEI não querem sentar ou ficar em sala; olha só o espaço que elas têm aqui!”.

Unidades que participaram da formação:

EMEI Parque Santo Antônio I

EMEI Professora Rosemary Silva

CEI Jardim Klein Direto

CEI Jardim Rosa Maria

CEI Parceiro Jardim Klein

CEI Parceiro Rosa Maria

CEI Parceiro Terra Nossa

CEI Parceiro Recanto Infantil



CEI Parceiro Lar Maria Albertina

Nenhum comentário:

Postar um comentário