quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

JOVENS APRESENTAM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Nesta terça-feira (10/12), encerrou-se mais uma etapa na vida de aproximadamente 80 jovens educandos do Programa Paineira. Para mostrar o que foi absorvido durante esses aproximadamente cinco meses, as três turmas do curso de Eletrônica e os três grupos de Panificação e Confeitaria apresentaram seus respectivos trabalhos de conclusão de curso (TCCs).
Os alunos tiveram como desafio nesta reta final de curso a participação no Encontro Cultural, promovido pela Fundação Julita. Durante o evento, cada equipe teve uma missão; no caso das turmas de Eletrônica, os jovens tiveram que criar diferentes engenhocas para construir os cômodos de uma pequena casa. Os jovens estudantes de Panificação e Confeitaria colocaram literalmente a mão na massa e ficaram responsáveis pela parte de alimentação; além de produzir os alimentos, também cuidaram das vendas dos produtos no evento.
Durante o TCC, com os resultados obtidos no evento cultural e com o aprendizado compartilhado durante essa jornada, os jovens relataram as experiências e as habilidades adquiridas durante os cursos de qualificação profissional.

O sonho de entrar no mercado de trabalho
Vários alunos fizeram questão de falar da importância de um curso como este, de como a iniciativa da Fundação é eficaz aos que sonham com sucesso no mercado de trabalho. Sem deixar de lado os percalços, alguns jovens revelaram as dificuldades de trabalhar em grupo, os obstáculos em lidar com o público e sobre a difícil inserção nas universidades públicas.
Dividido em diferentes setores, cada jovem pôde ter noções de administração, marketing, produção e, além disso, formar uma nova ótica em relação ao mundo. A intenção dos cursos é que o jovem tenha um olhar diferente não apenas sob o mercado de trabalho, mas de assuntos que permeiam a vida de toda a sociedade, como as drogas, sexualidade, violência, fome. Afinal, os cursos têm a missão de formar o jovem com um olhar bem mais crítico e corajoso para encarar uma próxima etapa de suas vidas.
Texto e colaboração: Raphael Lima


Clique na imagem para conferir mais fotos!


http://www.flickr.com/photos/96028153@N07/sets/72157634771967523/

Nenhum comentário:

Postar um comentário