quarta-feira, 4 de março de 2015

MASSAGEM PARA BEBÊS REFORÇA VÍNCULO


Assista ao vídeo para saber mais sobre essa prática: Shantala para bebês




Durante o mês de fevereiro, o Programa Castanheira recebeu 126 crianças de até dois anos; grande parte delas entrou pela primeira vez em uma creche. Durante o período de adaptação das crianças e seus pais, o programa realiza uma técnica de massagem específica para bebês, a Shantala, como forma de acolhimento e carinho. De origem indiana, essa massagem visa estreitar o vínculo da criança com seus cuidadores. Pais e educadores são estimulados a realizar a massagem com os recém-chegados.

Ao incorporar a Shantala à rotina dos bebês e incentivar às famílias a continuarem com a técnica em casa, o Programa Castanheira torna-se um dos poucos ambientes escolares que promovem esta prática. Apesar de seus benefícios cientificamente comprovados, a Shantala ainda é pouco comum, sendo disseminada principalmente em maternidades de alto padrão e espaços de medicina alternativa.


Além da Shantala, neste ano o Programa Castanheira criou em cada sala um “cantinho da família”, que contou com fotos e objetos trazidos pelos responsáveis da criança. Essa ação tinha por objetivo trazer segurança à criança, minimizando seu sentimento de saudade.

Ainda durante o período de adaptação, a direção e coordenação pedagógica do programa realizaram reuniões com as famílias para apresentar a organização e seu projeto pedagógico. As reuniões contaram com a presença do Gestor de Pedagógico da organização, Jânio de Oliveira, e de profissionais dos centros de Saúde e de Educação Ambiental.
_MG_6790_shantala

Nenhum comentário:

Postar um comentário