terça-feira, 29 de setembro de 2015

PARTICIPE DO WORKSHOP SOBRE PEDAGOGIA DA EMERGÊNCIA


No dia 03 de outubro, neste sábado, tem um workshop gratuito sobre Pedagogia da Emergência no Brasil. O evento é realizado em parceria com a organização sem fins lucrativos EAB - Eu Amo o Brasil. Essa ong tem por objetivo realizar e apoiar projetos no âmbito do desenvolvimento humano e da cidadania, em parceria com a organização alemã Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners (Amigos da Arte de Educar).


Sobre a Pedagogia da Emergência

Durante a Guerra do Líbano, em 2006, o professor Bernd Ruf conviveu com crianças e jovens traumatizados em um campo de refugiados em Beirute e desenvolveu, com base na Pedagogia Waldorf, um currículo completo para a Pedagogia de Emergência.
O método tratou da recuperação psicológica de quinze adolescentes libaneses, cujos traumas os destacaram ante aos outros que conviviam na região. Durante a eclosão da Guerra do Líbano, o grupo de jovens participou do Festival Mundial da Juventude da UNESCO, em Stuttgart, durante a Copa do Mundo da FIFA 2006. Apesar do conflito local, as famílias dos jovens desejaram seu retorno ao Líbano. Os traumas da convivência violenta e da guerra induziram, assim, o primeiro projeto piloto de Pedagogia da Emergência no mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário