quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CONFIRA COMO FOI O WORKSHOP SOBRE PEDAGOGIA DA EMERGÊNCIA


No dia 03 de outubro, a Fundação Julita realizou um workshop sobre a Pedagogia da Emergência em parceria com a ONG Eu Amo o Brasil – EAB e a Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners (Amigos da Arte de Educar). A formação teve momentos teóricos e práticos e contou com a presença de muitos educadores, alguns da Fundação Julita.





A Pedagogia da Emergência foi criada em 2006, atuando a partir dos princípios antroposóficos em países devastados pelas guerras ou catástrofes. O trauma é entendido como uma ferida na alma (chamado de ferimento anímico). Os terapeutas e pedagogos da emergência trabalham para realizar o apoio psicossocial de primeiros socorros da alma infantil. A ideia principal é dissolver a rigidez proveniente de choques traumáticos. O trauma é pensado a partir de suas fases (choque, reação, adaptação e reorientação). A partir destas fases, é necessário planejar tipos de intervenção para fazer com que as questões não se desenvolvam de maneira a ficarem crônicas.

Os formadores realizaram várias atividades práticas com os participantes, entre elas: brincadeiras em roda, pintura em aquarela e massagem. Essas atividades servem tanto para diagnosticar em que fase as crianças estão (dentro da questão traumática), quanto para trabalhar sua superação.








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