Na noite do dia 08, aconteceu na Fundação Julita a finalização do Curso de Aplicativos promovido pelo Núcleo de Educomunicação. Os jovens participantes realizaram uma apresentação sobre o aplicativo criado por eles para a banca composta por Jânio de Oliveira (Gestor de Projetos Pedagógicos) e Adélia Rodrigues (Coordenadora do Programa Paineira).
O curso, que foi realizado em parceria com o CDI (Comitê de Democratização da Informática), tinha o enfoque no protagonismo social do jovem, lançando a ele o desafio de criar um aplicativo que conseguisse resolver um problema de sua comunidade. No curso, os jovens aprenderam a estruturar a proposta com base na sua própria realidade, além da parte técnica do aplicativo e do modelo de apresentação empresarial pitching. Os jovens foram divididos em grupos e cada equipe criou um aplicativo que vai concorrer com vários outros em um concurso promovido pelo CDI. As propostas criadas contemplavam as áreas de Esporte e Saúde (aplicativo Bem Estar Bem), Alimentação e Saúde (aplicativo Pra Já) e Sexualidade na Juventude (aplicativo Sem Censura).
Participaram da formação jovens do Programa Ipê-Amarelo (Educação Complementar para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos), do Programa Paineira (Educação para o Mercado de Trabalho para Jovens entre 15 e 17 anos), do curso de Monitoria em Esporte e também jovens da comunidade.
Entre participantes do curso está o jovem Roberto Cleber, 20 anos. Ele participa do curso de Monitoria em Esporte e seu grupo criou um aplicativo que realiza o mapeamento de atividades esportivas do bairro, oferecendo ao usuário opções de esporte e lazer. "Identificamos que no nosso bairro tem muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade. Então, a nossa ideia era criar um aplicativo que promovesse a saúde por meio do esporte. Mas muitas pessoas não conhecem as opções de atividades esportivas de seu próprio bairro. Com o aplicativo Bem Estar Bem, elas vão poder se exercitar perto de casa e ficarem com mais saúde", conta Robeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário