sexta-feira, 29 de abril de 2016

PROGRAMA CASTANHEIRA REÚNE FAMÍLIAS PARA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE


No dia 20 de abril, o Programa Castanheira, que atende crianças de até 3 anos e 11 meses, reuniu as famílias atendidas para realizar a avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Criado em 2013, os Indicadores traçam os referenciais para avaliação da qualidade social do serviço prestado pelas unidades escolares municipais.


Os Indicadores da Qualidade Básica da Educação Infantil Paulistana englobam nove eixos que incluem a gestão e a proposta pedagógica sob diversos aspectos, como a participação da família, relações de gênero e etnia, interações entre criança, adulto e espaço. No encontro, os responsáveis foram divididos em nove grupos e cada grupo avaliou um eixo. Depois, eles se reuniram e avaliaram todos os eixos de forma coletiva. Além das famílias, educadoras e funcionárias da limpeza e cozinha também participaram da avaliação, pois um das premissas deste encontro é envolver todos os que estão envolvidos no processo educativo: famíla, escola e comunidade.

No próximo encontro, as famílias contribuirão para a construção de um plano de ação com base nas avaliações dos indicadores.


INDICADORES DE QUALIDADE APONTAM EDUCAÇÃO INFANTIL DA JULITA COMO REFERÊNCIA NA REGIÃO

No dia 31 de março, a  Fundação Julita apresentou a sua proposta pedagógica para a Educação Infantil (Programa Castanheira) para 158 organizações sociais conveniadas à Secretaria Municipal de Educação, durante encontro promovido pela Diretoria Regional do Campo Limpo. A Fundação estava entre as duas únicas organizações convidadas a se apresentar, demonstrando que o trabalho vem se consolidando como uma referência na região. A atuação foi consolidada em 2014, quando os Indicadores de Qualidade foram exigidos a todas unidades escolares, como conta a Supervisora Escolar, Maristela Vieira: “A proposta pedagógica da Fundação Julita na Educação Infantil merece destaque porque, mesmo antes de os padrões básicos de qualidade serem implantados para toda a rede, eles já estavam incluídos de alguma forma no trabalho com as crianças e as famílias. Os padrões básicos confirmam a atuação do CEI da Julita em direção à excelência do atendimento”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário