quinta-feira, 27 de julho de 2017

Idosos protagonizam a própria vida em peça de teatro

No dia 22 de julho, os idosos do Programa Araucária (Núcleo de Convivência do Idoso) atuaram na peça “Em Busca do Sonho”, apresentada no teatro da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís. Mais de 200 pessoas estiveram presentes ao evento, entre eles familiares e amigos dos participantes e funcionários da Fundação Julita.

É a segunda vez que os idosos protagonizam o espetáculo, que é resultado das oficinas de teatro realizadas na Fundação Julita desde o ano passado.



Narrativa a partir de histórias e memórias

A peça foi criada e inspirada a partir das histórias de vida, experiências e memórias contadas pelos participantes durante as oficinas. “Foram narradas histórias repletas de emoções, aprendizagens e muita sabedoria. Diante do material, tão precioso, surgiu o desafio de compilar essas histórias de vida, transformando-as em um espetáculo teatral”, comenta Elton Victor, professor de teatro que assumiu o texto e a direção da peça.

Para muitos idosos, a oficina é a primeira experiência no teatro, pois nunca tinham atuado antes, como é o caso de Maria José da Silva Alves, de 64 anos: “Sempre tive muito problema em falar em público. Falavam pra mim: ‘faz teatro, vai ajudar muito’. Eu pensava: ‘o que vou aprender nesta altura da vida’? Daí, eu me aposentei e comecei a cuidar de mim. Nunca é tarde pra começar, tudo acontece na hora que tem que ser. Fazer teatro foi uma grande realização pra mim, me trouxe uma transformação muito grande”.

Na primeira apresentação, de 2016, Maria José apenas aparecia alguns instantes, segurando uma plaquinha. Desta vez, seu papel aumentou, ela atua, bem mais à vontade e desinibida, como a professora da protagonista também chamada Maria.

O enredo

“Em Busca do Sonho” apresenta a história de Maria, uma jovem que vivia no sertão do Brasil e sonhava em vir para a cidade grande para trabalhar e ajudar sua família. Ao chegar na cidade, ela enfrenta diversos desafios e obstáculos, mas não desiste e segue perseverante rumo aos seus objetivos.

Dia após dia, a personagem aprende a lidar com os mistérios da cidade e continua construindo a sua história. A narrativa segue o relato de Maria, agora já idosa, contando essas memórias para sua netinha e, juntas, elas farão uma linda viagem no tempo.










Fotos: Mari Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário