terça-feira, 20 de março de 2018

Jovens ganham bolsas integrais para a universidade de Educação Física

Parceria com o Senac ajuda na continuidade do ‘Projeto Comunidade em Movimento’.



“Comunidade em Movimento” é uma grande conquista da Fundação Julita, que conta com a parceria da Fundación Mapfreclique e saiba mais.

Agora, a Fundação Julita anuncia outra boa notícia:  Centro Universitário Senac é mais um parceiro deste projeto, como explica Carlos Costa, coordenador do Centro de Educação pelo Esporte da Fundação Julita.

“A Fundação Julita foi atrás de parceiros para dar possibilidades de aumentar o número de jovens moradores da região ingressando no curso superior. Primeiro, a Fundación Mapfre, por meio de seu programa Cooperacion Internacional, se tornou financiadora do projeto, com o repasse de uma bolsa auxílio mensal por um ano aos estudantes. Posteriormente convidamos o Centro Universitário Senac a também se tornar parceiro. Esta segunda parceria do projeto conta com a concessão de 9 bolsas de estudos de valor integral no curso de Licenciatura em Educação Física, como contrapartida os jovens.
O projeto também prevê que os jovens cumpram 20 horas semanais de mentoria, auxílios, elaboração, execução e avaliação de projetos na Fundação Julita, mais a participarão nos programas de extensão do Centro Universitário Senac”.

Educação de qualidade para todos

Essas parcerias representam uma grande vitória, pois a Fundação Julita acredita que com a união da comunidade, parceiros e amigos é possível criar uma sociedade justa que proporcione acesso aos direitos básicos, como o acesso a uma educação de qualidade em todas as esferas.

A Fundação Julita está investindo na formação desses jovens porque acreditamos que, com a apropriação do conhecimento adquirida na universidade, eles poderão colocar em prática aqui na comunidade (o que aprenderam), trabalhando no desenvolvimento das crianças, jovens, adultos e idosos. Foi feito um acordo com os jovens para que durante e após a conclusão do curso eles devolvam o investimento trabalhando pela melhoria da comunidade”, comenta Jânio de Oliveira, Gestor Pedagógico da Fundação Julita.

O projeto “Comunidade em Movimento” é um desdobramento do curso “Jovens Monitores em Esporte”, que já contribuiu para 24 jovens ingressarem na univerdade desde 2012 (saiba mais abaixo).

Prática pedagógica da Fundação Julita sendo multiplicada

A Fundação Julita se orgulha de ter jovens que são ex-alunos do Projeto Jovens Monitores em Esporte atuando e multiplicando o conhecimento em escolas na região, como na escola Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa

Identificar que ex-educandos (as) estão atuando em outras instituições e equipamentos públicos do território é a concretização do objetivo geral do projeto. Estas pessoas traçaram seus projetos de vida individuais, mas olham e continuam contribuindo para a comunidade. Temos convicção que daqui há alguns anos acompanharemos esses jovens assumindo escolas, unidades básicas de saúde e contribuindo para o desenvolvimento local”, finaliza Carlos Costa.

Confira alguns depoimentos desses jovens que são agentes de transformação 

“ O curso Jovens Monitores em Esporte foi de suma importância para o meu ingresso na faculdade. O curso me proporcionou uma vivência muito ampla da rotina de um educador, seja em planejar e aplicar atividades  até a entender o próximo na sua singularidade. Com as dinâmicas e projetos que o curso propôs pude ter liberdade de me expressar, seja escrevendo  ou realizando um projeto criado por mim e pelos meus colegas. Fico muito feliz em ter feito parte  dos Jovens Monitores em Esporte, me agregou muitos valores pessoais e profissionais que irei levar comigo. 

Agradeço aos professores e a todos que fizeram parte desse meu trajeto, espero um dia poder retornar a instituição Fundação Julita, para poder retribuir e mostrar que o curso é importante e que vale o investimento, pois foi o meu primeiro passo para me tornar uma educadora”.

Vanessa Minervino Teixeira cursando o 4º semestre de Educação Física, é bolsista via Programa Escola da Família, multiplicando os conhecimentos do curso na Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa, na região do Jardim São Luís.


“O curso dos Jovens Monitores em Esporte foi um momento muito importante na minha vida, pois, com ele, eu pude ter uma vivência e acima de tudo aprender como é a vida de um educador. O curso foi um dos motivos de eu ter entrado na faculdade de Educação Física e querer me tornar um professor. Creio que a Fundação Julita faz um ótimo investimento e vale muito a pena. Os jovens que entram no curso saem com uma visão muito boa sobre a faculdade de Educação Física e sobre como ser um educador. Por isso, agradeço a todos os educadores que fizeram parte desta etapa da minha vida. E espero um dia retornar à Instituição e mostrar tudo que me foi passado. Obrigado!”.  

Henrique Lira da Silva, cursando o 4º semestre de Educação Física, é bolsista via Programa Escola da Família, multiplicando os conhecimentos do curso na Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa, na região do Jardim São Luís.

Projeto Jovens Monitores em Esporte

Projeto Jovens Monitores em Esportes (JME), desenvolvido desde 2012 pela Fundação Julita, colhe muitos resultados positivos. Educandos (as) do projeto são estimulados a elaborar seus projetos de vida, alinhando metas educacionais, profissionais e comunitárias. O retorno é imediato para a comunidade local, por meio da atuação em monitoria e eventos esportivos, recreativos e de lazer; multiplicando práticas, princípios e valores como reconhecimento das diferenças, participação de todos, cooperação e construção coletiva. No médio e longo prazo, estas pessoas vão se tornando agentes da transformação da realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário