segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Por que os brasileiros não doam?

Em países como Estados Unidos, as doações para organizações da sociedade civil são comuns, fazem parte da cultura. No Brasil, é diferente! Os brasileiros não têm o hábito de realizar doações financeiras e, quando fazem, em grande parte estão vinculadas a uma causa religiosa. Entretanto, a cultura de doação é um dos elementos fundamentais para a construção de uma sociedade participativa, que pode contribuir com propostas efetivas complementares a políticas públicas, sobretudo em causas em que o governo não dá conta, como educação e garantia de direitos das populações mais pobres.
O curioso é que muitos países com PIB (Produto Interno Bruto) mais baixo que o Brasil ocupam posições mais elevadas na pesquisa que originou o ranking World Giving Index, como é o caso de Myanmar (país do sul da Ásia). Este país possui território e recursos menores que o Brasil e é considerado o país mais solidário do mundo.
Apesar de o brasileiro ser considerado um povo solidário, acolhedor e hospitaleiro e com grande potencial para a solidariedade, o Brasil marca um índice baixo de generosidade na pesquisa World Giving Index. Especialistas acreditam que o motivo que afeta diretamente estes resultados são as questões políticas, econômicas e sociais que o país enfrenta. pesquisa aponta que mais de 65% dos brasileiros adultos gostariam de se engajar mais em causas sociais e serem mais participativos no cotidiano da transformação positiva que nossa sociedade anseia. Entretanto, de acordo com os entrevistados, a questão financeira, a falta de tempo e o fato de não serem abordados por nenhuma organização são as respostas que os mesmos não estão efetivamente engajados em causas sociais. 

Acesse a pesquisa completa (em inglês) AQUI  


Nenhum comentário:

Postar um comentário