quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Violência doméstica se agrava durante a pandemia. Descubra como encontrar ajuda!

Em meio à crise do novo coronavírus, o isolamento social tem sido a medida mais segura para amenizar o contágio e a propagação do vírus. Mas um outro problema, que já acontecia, acabou se evidenciando com homens e mulheres mais tempo dentro de casa: a violência doméstica. O número de agressões aumentou nos últimos meses. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a quantidade de denúncias de violência contra as mulheres recebidas no canal 180 cresceu quase 40% se compararmos os meses de abril de 2020 e abril de 2019.


Só que este não é um problema recente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sete em cada dez mulheres no planeta foram ou serão violentadas em algum momento da vida. O que muitas pessoas ainda se perguntam é o que fazer nesses casos e a quem recorrer?  No fim deste artigo trazemos dicas de onde é possível buscar ajuda. Existem também campanhas que incentivam as denúncias e promovem conscientização sobre o assunto. Uma delas é a campanha do Instituto Maria da Penha (IMP) que fez um alerta sobre a violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus, forçando muitas mulheres a se isolarem em casa com seus agressores.

A campanha pode ser vista nesse link > https://www.youtube.com/watch?v=A6CslhHgTrA&feature=emb_logo


Uma outra campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pretende incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias. Chamada "Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica", a campanha incentiva as mulheres que sofrem violência a mostrarem um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico entenda que se trata de uma denúncia e, em seguida, acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima. A ação é voltada para as mulheres que têm dificuldade para prestar queixa de abusos, seja por vergonha ou por medo.


Onde procurar ajuda?

É possível procurar ajuda na Unidade Básica de Saúde, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Sociale no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Confira os endereços e telefones

CRAS

R. José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim Leticia, São Paulo

CASA SOFIA 

Casa Sofia iniciou seus trabalhos em 1999, como um movimento comunitário na região do Jardim Ângela. Em 2001, a organização firmou um convênio com a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, passando a atuar como Centro de Defesa e Convivência da Mulher, tendo como mantenedora a Sociedade Santos Mártires. Contato> (11) 5831-3053

Projeto Construindo Novos Valores

É voltado para homens autores de violência doméstica. Telefone com WhatsApp: (11) 95123-7672.

Telefones para denúncias

O disque-denúncia para casos de agressão contra mulheres é o 180. Em casos de emergência, como quando a agressão está acontecendo, ligue 190. Após intervenção, os agentes de segurança irão orientar vítimas e testemunhas sobre os próximos passos de denúncia.


Conversamos sobre esse assunto com Rosita da Cruz, que atualmente é presidente do "Instituto Novos Valores" e já atuou oito anos na Casa Sofia como assistente social. Ela explica o que é a violência doméstica e os espaços e canais de busca e ajuda no território do Jardim São Luís e Jardim Ângela. Assista ao vídeo > 




Nenhum comentário:

Postar um comentário