quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES!

Para comemorar o aniversário das crianças, o Programa Castanheira realiza todos os meses a festa de aniversariantes. A comemoração reuni todos os pequenos que cantam "parabéns para você" aos colegas, dançam ao som de músicas infantis e brincam bastante.

Essa festa é muito divertida e as crianças adoram!










segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COPA JULITA DE FUTSAL - CONFIRA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA RODADA!


Melhores momentos da partida Núcleo São Luis (B) X Giroflex






 Partida entre Núcleo São Luis (A) X Fundação Julita (B)








GABRIEL DA SILVA (NÚCLEO SÃO LUIS (B)) – 06 GOLS
GABRIEL RODRIGUÊS (KUMA) – 05 GOLS
KAIQUE DA SILVA (NÚCLEO SÃO LUIS (A)) – 05 GOLS
VICTOR SOARES (NÚCLEO SÃO LUÍS (A)) – 04 GOLS
JULIO CESAR (MARILSA) – 02 GOLS
LEONARDO FERREIRA (KUMA) – 02 GOLS
CARLOS GABRIEL (KUMA) – 02 GOLS
JOHNNY SOUZA (NÚCLEO SÃO LUIS (A)) – 02 GOLS
PEDRO SOARES (SEMEAR) – 01 GOL
BRUNO CASERES (SEMEAR) – 01 GOL
LUIZ EDUARDO (SEMEAR) – 01 GOL
VITOR HUGO (ESCOLA MARILSA) – 01 GOL
EDUARDO DOMINGUÊS (GIROFLEX) – 01 GOL
GABRIEL DE OLIVEIRA (GIROFLEX) – 01 GOL
LUAN BORGES (GIROFLEX) – 01 GOL
VINICIUS DOS SANTOS (GIROFLEX) – 01 GOL
VINÍCIUS ANDRADE (NÚCLEO SÃO LUÍS (B)) – 01 GOL
ERICK FÉLIX (NÚCLEO SÃO LUIS (B)) – 01 GOL
DAVI MATHIAS (FUNDAÇÃO JULITA (A)) – 01 GOL
GABRIEL SILVA (KUMA) – 01 GOL
RAMON PIRES (KUMA) – 01 GOL
MATHEUS DANTAS (NÚCLEO SÃO LUIS (A)) – 01 GOL
IGOR LEMOS (FUNDAÇÃO JULITA (B)) – 01 GOL
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O QUE ACONTECEU NO FÓRUM-DEBATE?

--> No sábado (15), aconteceu o 1º Fórum-debate da Fundação Julita. Nesse encontro tivemos a participação do historiador Salloma Salomão e a mediação da jornalista Kelly Cristina Santos. Por ter seu doutorado em História e formação em Música, Salloma iniciou o debate afirmando que a música está intimamente relacionada com identidade étnica e ela reafirma a ancestralidade na sociedade, que, apesar de ser multi-étnica, é eurocêntrica (a educação, por exemplo, baseia-se em padrões e expressões culturais e artísticas européias). Isso nos faz valorizar a cultura européia e desvalorizar outras culturas, como a africana.

Ao decorrer da palestra, o convidado realizou um resgate histórico sobre a música e a história africana, desde a época dos faraós egípcios, cerca de 4 mil anos a.C.. Explicou que durante a diáspora, período entre 1470 a 1907, cerca de 20 milhões de africanos foram deportados para o Oriente, Europa e principalmente para as Américas. “A música para os descendentes desses africanos foi um fator que lhes permitiu continuar e reconstruir, ao mesmo tempo, suas identidades”, contou.  




Ao continuar a linha do tempo do século XVIII até hoje, Salloma trouxe elementos históricos para explicar como a música de origem africana foi sendo incorporada pelas culturas. Também promoveu a reflexão sobre o ensino público (e privado) que não contempla em seu currículo a história dos negros e índios, mas tem sido “pressionado” a incluir essas questões, como fruto da luta dos movimentos sociais.

O Fórum-debate contou com a presença de estudantes de pedagogia, 
psicológos, educadores sociais, entre outros.


Para finalizar o encontro, o grupo “Deodara” realizou uma oficina de oralidade-musicalidade com canções infantis do Cacuriá (manifestação cultural do Maranhão). Confira um trecho desta divertida atividade:


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VENHA PARTICIPAR DO FÓRUM-DEBATE AQUI NA JULITA!

Neste sábado, acontece o 1º Fórum-debate sobre Cultura da Infância, com o palestrante Salloma Salomão Jovino da Silva. O objetivo do fórum é refletir e promover o diálogo sobre a importância do brincar na primeira infância e a valorização da ancestralidade e identidade étnica. Podem participar educadores de escola pública, de organizações não-governamentais ou profissionais ligados à educação e à rede de proteção dos direitos da criança. Contamos com sua presença!

Data: 15/09
Horário: 9h00
Local: R. Nova do Tuparoquera, 117 – Jardim São Luis
Evento gratuito



Conheça nossos convidados:

Palestrante: Salloma Salomão Jovino da Silva é doutor em História Social pela PUC-SP, professor da Fundação Santo André, músico, pesquisador das diásporas africanas e produtor cultural, investigador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e teve seu projeto “Os negros - Uma lacuna” selecionado para o PROAC 2011, inspirado na obra inacabada de Lima Barreto.

Mediação: Kelly Cristina Santos é jornalista formada pela PUC-SP, arte-educadora e pós-graduanda em Dança e Consciência Corporal. Atua fortemente nos movimentos socioculturais e políticos da Zona Leste, principalmente de Itaquera e foi assessora de imprensa do Deputado Adriano Diogo por 15 anos.

Além do fórum-debate, haverá uma oficina de Oralidade-Musicalidade.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESTÁ CHEGANDO A SEGUNDA FASE DA COPA JULITA DE FUTSAL


BRINCAR, DANÇAR E TOCAR

Entre as atividades do Programa Ipê-Amarelo (educação complementar para crianças entre 5 a 14 anos) está a oficina de Percussão.
Esta oficina trabalha os ritmos populares, tais como: ciranda, maracatu e coco. Além de aprender a tocar os instrumentos, as crianças e adolescentes conhecem a origem dos ritmos, discutem sobre o preconceito com músicas de raízes africanas e nordestinas e aprendem a valorizar a cultura popular.



Assista as crianças entre 9 e 10 anos brincando, dançando e tocando ciranda. Para elas, não tem problema dançar ou tocar fora do ritmo: a brincadeira continua divertida!







quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PARA LER NÃO PRECISA SABER LER


A Biblioteca comunitária aqui na Julita empresta em torno de 1.000 livros por mês. Centenas de crianças, jovens e adultos passam durante toda a semana pelo espaço.



Conheça Vitor Aurino Santos Silva: ele tem apenas 5 anos e, apesar de não saber ler, é o maior leitor da biblioteca. Ele participa do Programa Ipê-Amarelo, o "Ipezinho", projeto que começou este ano e já traz resultados muito positivos. Vitor diz que leva os livros para casa e pede para sua mãe ler. Seus livros preferidos são de estórias como A Chapeuzinho Vermelho.

É de pequeno que se aprende! 

1º FORÚM-DEBATE SOBRE CULTURA DA INFÂNCIA

No próximo dia 15 teremos o Forúm-Debate com o tema: A Cultura da Infância - a importância do brincar e a valorização da ancestralidade e identidade étnica.

Convidado: Salloma Sallomão Jovino da Silva
Doutor em História pela PUC-SP e Professor de História da África e Cultura Afro- Brasileira da F.S.A.

Extra: Oficina Oralidade-Musicalidade

Cronograma:
9h - apresentação e palestra
10h - oficina
11h - intervalo
11h30 - debate

Podem participar educadores da escola pública e de organizações não-governamentais.

Para participar é necessário realizar a inscrição:

- por telefone: 5851-0943 ramal 111 falar com Kauany

ou

- preencher a ficha on line disponível aqui!
e enviar para o email lucila.poppi@gmail.com






segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FORMAÇÕES NA JULITA

Na última sexta, dia 31 de agosto, tivemos a formação mensal para educadores. Nesses encontros, algum tema ligado à educação e à nossa prática é debatido e conceituado. O assunto deste mês, que deve continuar nos próximos meses, é a política nacional de assistência social, que “está presente no DNA do trabalho da Fundação Julita”. Genice Leite dos Santos, supervisora do SAS (Serviço de Assistência Social) M’Boi Mirim, foi a convidada-palestrante e nos contou, entre outras coisas importantes, como a Fundação Julita teve papel primordial na luta histórica pelos direitos da assistência social, sobretudo na época da ditadura, para obter melhorias no transporte público, asfaltamento, postos de saúde, saneamento e maior número de creches e comunidades regularizadas, etc. 

 Genice Leite dos Santos, supervisora do SAS


“A luta da assistência social nasce das pessoas, da participação popular; o político assina a lei, a política, mas tudo foi resultado de uma luta”, contou ela. Genice deixou claro que para a assistência social continuar avançando é preciso que as pessoas conheçam mais a política e saibam votar, por exemplo, explicou que o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) referenda a ação da assistência, inclusive pagamentos. Mas que ninguém sabe disso e nem procura votar nos representantes do Comas e quem pode votar são os representantes de usuários, os trabalhadores. Também discutimos que faz parte do nosso trabalho no dia a dia informar as famílias, orientar o educando e conceitua-lo para que possam exercer essa participação política.




ALONGAMENTO E RELAXAMENTO PARA A TERCEIRA IDADE

Com uma vida sedentária (sem exercícios e atividades físicas) as estruturas do corpo podem ser comprometidas e causarem má circulação, desconforto e dores. Sabendo que isso ocorre com mais frequência com pessoas acima dos 60 anos, o CENTRO DE ESPORTE acrescentou a atividade de Alongamento e Relaxamento para os idosos do PROGRAMA ARAUCÁRIA porque além de se exercitar, é necessário fazê-lo da maneira correta.   

Essa atividade propõe o reconhecimento corporal e momentos de relaxamento e massagem, contribuindo para a diminuição do stress. Acontecerá também o acompanhamento da flexibilidade de cada idoso. 

As atividades de alongamento e relaxamento acontecem nas manhãs de quinta-feira, às 10h.