Para espantar o calor (esta atividade foi feita no
dia 28 de março) e se divertir aprendendo, o grupo 4 do Programa Ipê-Amarelo realizou
uma “guerra” de bexigas. A atividade foi idealizada para promover o senso de
estratégia: as crianças não podiam desperdiçar as bexigas e, por isso,
receberam apenas três delas. No fim da brincadeira foi feita uma roda de
conversa para discutir os conflitos que ocorreram entre eles.
Aprendendo
com o outro
A roda de conversa no fim de cada atividade é uma
prática comum em todas as ações socioeducativas na Fundação Julita. É feita com
todas as idades para que, no coletivo, as crianças possam compartilhar
opiniões, reflexões e aprendizados, além de ser um exercício de expressão e de
liberdade do pensamento. Para muitos, é a oportunidade de reformular a ideia
anterior e compor uma nova ideia, a partir da fala do outro.
Brincar
ajuda a aprender
Mesmo sendo uma brincadeira idealizada com intuito
pedagógico, o objetivo principal foi o lazer, a diversão. A aprendizagem não se sustenta apenas com o ensino
de conteúdos: também são necessários prática, afeto e movimento.
“É fundamental ficar atento às preferências
dos ‘pequenos’ e deixá-los se moverem livremente para que façam descobertas”,
afirma Jessé Matos, educador do grupo 4 do Programa Ipê-Amarelo.
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