quinta-feira, 29 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO


Para espantar o calor (esta atividade foi feita no dia 28 de março) e se divertir aprendendo, o grupo 4 do Programa Ipê-Amarelo realizou uma “guerra” de bexigas. A atividade foi idealizada para promover o senso de estratégia: as crianças não podiam desperdiçar as bexigas e, por isso, receberam apenas três delas. No fim da brincadeira foi feita uma roda de conversa para discutir os conflitos que ocorreram entre eles.

Aprendendo com o outro

A roda de conversa no fim de cada atividade é uma prática comum em todas as ações socioeducativas na Fundação Julita. É feita com todas as idades para que, no coletivo, as crianças possam compartilhar opiniões, reflexões e aprendizados, além de ser um exercício de expressão e de liberdade do pensamento. Para muitos, é a oportunidade de reformular a ideia anterior e compor uma nova ideia, a partir da fala do outro.

Brincar ajuda a aprender

Mesmo sendo uma brincadeira idealizada com intuito pedagógico, o objetivo principal foi o lazer, a diversão. A aprendizagem não se sustenta apenas com o ensino de conteúdos: também são necessários prática, afeto e movimento.  

“É fundamental ficar atento às preferências dos ‘pequenos’ e deixá-los se moverem livremente para que façam descobertas”, afirma Jessé Matos, educador do grupo 4 do Programa Ipê-Amarelo.

Assim a diversão possibilita às crianças o despertar de capacidades sociais, como a interação com os colegas, além do seu desenvolvimento físico e cognitivo. 







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