quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM MENTORIA É DIFERENCIAL

Em agosto, os educadores do Programa Paineira, que atende jovens entre 15 e 29 anos, iniciaram uma série de formações sobre mentoria. As formações são quinzenais e acontecerão até dezembro de 2014.




O propósito central dessa ação é contribuir para que o educador colabore para o desenvolvimento de competências pessoais e do plano profissional dos beneficiários, a partir de ferramentas que possibilitem o autoconhecimento e o protagonismo, levando a escolhas mais conscientes e qualificadas por parte dos jovens.
Em uma segunda etapa, a intenção do projeto é a de captar voluntários com o perfil necessário para continuarem o processo de mentoria com o jovem durante sua formação na Fundação Julita. Os mentores voluntários também irão receber a capacitação em mentoria, sendo um benefício para sua própria carreira e também para a ação em prol dos beneficiários do projeto. Empresas interessadas podem entrar em contato conosco pelo email: paineira@fundacaojulita.org.br
A formação consiste na capacitação dos mentores por meio da metodologia chamada “Agendas de Trabalho”, com conceituação teórica baseada nos setênios (ciclos) da Antroposofia. A capacitação inclui 8 agendas de trabalho: o papel do mentor e suas relações com o mentorado; visão holística do ambiente; desenvolvimento relacional; gestão dos ciclos de mudanças; gestão e desenvolvimento pessoal; reconhecimento dos diferentes climas em que vivemos; campos mentais e superação de conflitos; práticas de mentoria. A capacitação tem carga horária total de 32 horas.






Voluntários são agentes de transformação


A formação em mentoria é realizada voluntariamente por Hélcio Alcides Nosé. Com muitos anos de experiência na área, Hélcio com muita dedicação compartilha seus saberes com nossos educadores.




Protagonismo Juvenil: o jovem como autor de sua própria história

Em 2014, teve início a Oficina intitulada “Plano de Protagonismo Juvenil”. A ideia é criar espaços para que o educando possa empreender, por conta própria, a construção do seu ser, ou seja, a realização de suas potencialidades dentro de uma ação coletiva que demonstre seu aprendizado técnico e de formação cidadã. Para isso, o enfoque da metodologia é no “aprender a ser” e “aprender a conviver” e em conceitos de “empreendedorismo juvenil”, que serão colocados em prática por meio da criação de um evento de mini-empresa.

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