terça-feira, 10 de setembro de 2013

DICA DE ALIMENTAÇÃO: ABOBRINHA

Você sabia?

A abobrinha é um alimento muito rico em nutrientes que nosso corpo precisa para estar saudável. 

Conheça mais:

- Tem muita vitamina  A, vitaminas do complexo B, é uma ótima fonte de vitamina C. Também possui cálcio, fósforo e ferro. 
- Ela ajuda a controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. 
- Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%), a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. 
- Também é um ótimo alimento para controlar enjoos.


Os dois tipos de abobrinha mais comuns no mercado brasileiro são: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço.
 À esquerda: Abobrinha Italiana
À direita: Abobrinha Menina


É possível saborear abobrinhas cruas em saladas, mas também podemos prepara-las cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas, preparando deliciosos suflês, pudins e doces.



Informações cedidas pela nutricionista do Centro de Saúde da Fundação Julita, que atua no Projeto “Alimentação Equilibrada”. Este projeto tem como objetivo qualificar a composição nutricional das cinco refeições diárias oferecidas às crianças. Outra ação do projeto é a medição da curva de crescimento (relação entre peso e altura), que visa acompanhar o desenvolvimento saudável, prevenindo fatores que possam prejudicar o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, minimizando doenças relacionadas à desnutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário