terça-feira, 13 de outubro de 2015

CURSO DE APLICATIVOS PROMOVE PROTAGONISMO JUVENIL


Na noite do dia 08, aconteceu na Fundação Julita a finalização do Curso de Aplicativos promovido pelo Núcleo de Educomunicação. Os jovens participantes realizaram uma apresentação sobre o aplicativo criado por eles para a banca composta por Jânio de Oliveira (Gestor de Projetos Pedagógicos) e Adélia Rodrigues (Coordenadora do Programa Paineira).

O curso, que foi realizado em parceria com o CDI (Comitê de Democratização da Informática), tinha o enfoque no protagonismo social do jovem, lançando a ele o desafio de criar um aplicativo que conseguisse resolver um problema de sua comunidade. No curso, os jovens aprenderam a estruturar a proposta com base na sua própria realidade, além da parte técnica do aplicativo e do modelo de apresentação empresarial pitching. Os jovens foram divididos em grupos e cada equipe criou um aplicativo que vai concorrer com vários outros em um concurso promovido pelo CDI. As propostas criadas contemplavam as áreas de Esporte e Saúde (aplicativo Bem Estar Bem), Alimentação e Saúde (aplicativo Pra Já) e Sexualidade na Juventude (aplicativo Sem Censura).









Participaram da formação jovens do Programa Ipê-Amarelo (Educação Complementar para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos), do Programa Paineira (Educação para o Mercado de Trabalho para Jovens entre 15 e 17 anos), do curso de Monitoria em Esporte e também jovens da comunidade.
Entre participantes do curso está o jovem Roberto Cleber, 20 anos. Ele participa do curso de Monitoria em Esporte e seu grupo criou um aplicativo que realiza o mapeamento de atividades esportivas do bairro, oferecendo ao usuário opções de esporte e lazer. "Identificamos que no nosso bairro tem muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade. Então, a nossa ideia era criar um aplicativo que promovesse a saúde por meio do esporte. Mas muitas pessoas não conhecem as opções de atividades esportivas de seu próprio bairro. Com o aplicativo Bem Estar Bem, elas vão poder se exercitar perto de casa e ficarem com mais saúde", conta Robeto.


"Eu participo do curso de Jovens Monitores em Esporte e quando soube que iríamos criar nosso próprio aplicativo logo pensei em atividades esportivas. No curso de Monitoria em Esporte, dialogamos muito sobre as opções de lazer na nossa comunidade".





Nenhum comentário:

Postar um comentário