terça-feira, 5 de maio de 2015

CURSO DE TÉCNICA SUSTENTÁVEL ATRAIU PARTICIPANTES DE DIVERSAS REGIÕES


Nos dias 18, 19, 25 e 26 de abril, a Fundação Julita em parceria com jovens universitários realizou o curso de biodigestor, uma técnica sustentável para produzir gás de cozinha e adubo, além de tratar o esgoto doméstico.

Esquema proposto por Aline e Fernando, jovens universitários que ministraram o curso de biodigestor.


No primeiro dia, foi apresentado o conteúdo teórico e os participantes conheceram o espaço e a proposta pedagógica ambiental da Fundação Julita, a Permacultura.




No segundo dia foi feito o desenho das instalações e os participantes foram separados por grupos de trabalho. Iniciaram-se as escavações da instalação e também a construção de um círculo de bananeiras que receberá o biofertilizante produzido pelo biodigestor. 







No terceiro dia, as escavações foram finalizadas e deu-se início a instalação das bombonas (recipientes dos resíduos). 





No quarto dia, os canos foram instalados e o sistema acionado. A finalização foi o aterro do sistema.





"O curso foi muito divertido e mão na massa! Todos os participantes disseram ter gostado muito e já pré-agendamos um picnic daqui 3 meses para visitarmos o sistema do biodigestor em funcionamento! Tivemos participantes da comunidade e representantes de coletivos como: Bloco do Beco e Espaço Comunidade, além de alunos de Ecologia Urbana da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís. Também contamos com a presença de pessoas que vieram de Guarerama, São Caetano, Campo Limpo Paulista, Zona Leste, Atibaia! Também tivemos a participação de um Cubano! A diversidade e a colaboração deram o tom do curso", conta a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Flávia Cremonesi.




2 comentários:

  1. Parabens á todos pelo trabalho e iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Alguém que participou ou conhece algo sobre fossa seséptica pode me tirar uma duvida? Por favor ... 16 997105852 Hendrigo.

    ResponderExcluir