quarta-feira, 10 de julho de 2019

Quem faz a Julita acontecer#3: Lauzinha



“Participei da alfabetização de adultos da Fundação Julita; quando entrei, não sabia de quase nada e aprendi muito, sei escrever meu nome e outras coisas, foi muito importante para mim” - Lauzinha, 50 anos.

A Lau ou Lauzinha trabalha na área Operacional da Fundação Julita, que cuida da limpeza e organização do nosso espaço, e nos conta sua história: “Eu não estudei porque era a mais nova da casa, alguns dos meus irmãos iam para a escola e outros trabalhavam na roça; eu cuidava dos menores, pois éramos em 12”.

Lau nasceu na Bahia, em 1969; chegou em São Paulo com 18 anos e já começou a trabalhar, como auxiliar de limpeza, depois copeira. Os dois filhos de Lauzinha estudaram na Fundação Julita, começaram no CEI (Centro de Educação Infantil), hoje eles já terminaram o ensino médio e esse é seu maior orgulho. Na época em que trazia seus filhos para estudar na Julita, uma coordenadora a chamou para fazer parte do operacional.

“Quando criança, eu trabalhava buscando água, cuidando da casa e os mais velhos iam para a roça trabalhar, às vezes eu conseguia brincar; recentemente, aqui na Fundação, eu me deparei com as crianças brincando de casinha na escada próxima ao refeitório, daí parei o que estava fazendo e comecei a observar e lembrar da minha infância, era o que eu mais gostava”, nos conta Lau, emocionada.

A luta de nossa funcionária do operacional foi grande, difícil, mas se orgulha; ela quer terminar os estudos e ser veterinária, identificou essa vontade por sua história, origem e também pelo acesso à nossa Fazendinha, que abriga diversos animais, inclusive de grande porte, como vaca e ovelhas.

Lauzinha está há 20 anos na Julita e nos diz que: “O meu sentimento sobre a Fundação é de paz, esperança e alegria por todos que trabalham aqui; a Julita é uma felicidade. Aprendi a respeitar, a me expressar e me desenvolvi. Agradeço, principalmente, à oportunidade por estar aqui, de coração”.

Iniciamos uma série para contar um pouco sobre a história de pessoas que fazem a Fundação Julita acontecer, que se dedicam para a realização deste trabalho que soma mais de 67 anos de história, com um grande impacto na população, beneficiando 1.200 pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade social por meio da transformação de vida.

Reportagem: Kelly Lemos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário