quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Empreendimentos dos alunos do “Gestão Para o Comércio” viram Trabalhos de Conclusão de Curso


Ao todo, 14 alunos concluíram o curso no primeiro semestre de 2018




No último dia 17 de julho, aconteceram as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos do curso “Gestão Para o Comércio”, que oferece formação técnica e profissionalizante para adultos a partir dos 18 anos. Empreendedores e potenciais empreendedores encontram no curso uma forma de descobrir novos horizontes profissionais.

Aprendizado para a vida

A turma de formandos demonstrou muito profissionalismo e trouxe para a sala de aula projetos reais de pequenos negócios dos próprios alunos:

“Meu plano de negócio apresentado no TCC me ajudou a ter conhecimento sobre os procedimentos de legalização de um microempreendedor. Eu estudei e descobri como agir, após as pesquisas. Além disso, descobri o custo total para locar algum estabelecimento e conseguir me manter nas primeiras semanas até receber um retorno. Todo esse aprendizado me ajuda a ter um controle do que preciso ou não fazer”, explica Mayke Vieira, de 21 anos, da MW Infocell – Assistência Técnica Celular e Tablet e formando da turma de “Gestão Para o Comércio”.

Já para Maria Aparecida, da Nana dos Doces, o aprendizado técnico também fez diferença e irá ajudar na consolidação e expansão do negócio:

É preciso ter certos conhecimentos para colocar em prática e focar no futuro. Eu pretendo usar as planilhas de preço de custo e de venda, tudo que foi colocado no meu TCC e assim melhorar o meu desempenho profissional”, ressalta Maria Aparecida Alves, de 28 anos, formanda do curso de “Gestão Para o Comércio”.


Conheça os projetos apresentados:

Nana dos Doces

A Nana é uma das alunas do curso e uma microempreendedora que vende bolos de pote e doces diversos, feitos em casa.
Com o plano de negócio desenvolvido no TCC, foram definidas estratégias de marketing com divulgações nas redes sociais, análise dos concorrentes, sugestão de ampliação do negócio, entre outras.


Agocs Woolly Siberians

É um canil, que está em fase de estruturação, e pertence à família de uma aluna. No plano de empreendedorismo apresentado foi exposta toda a estrutura que a empresa irá precisar para se firmar no mercado, com análise dos riscos, oportunidades, verba necessária para cuidar dos cachorros, entre outros dados.


MW Infocell – Assistência Técnica Celular e Tablet

A MW é o empreendimento de um aluno que compartilhou sua experiência em sala. Apresentou sua forma de trabalho, seus diferenciais, projetou melhorias e cálculos da força de trabalho, além de explicar a necessidade de atualizações constantes sobre novos lançamentos, marcas e tecnologias eletrônicas.


Areia Bijus
É inspirada na história de empreendedorismo de uma aluna, que faz bijuterias em sua própria casa. No plano de negócio apresentado foram expostos pontos fortes e fracos, estratégias de expansão do atelier, análises de público-alvo, concorrentes, entre outros.


Participe você também!

O “Gestão Para o Comércio” é um curso semestral com inscrição online, clique aqui e faça sua inscrição.

Para os próximos alunos, eu desejo força e interesse. O curso é ótimo para quem quer realmente aprender. O conteúdo é bom e aprendemos conforme passam os dias, sempre tem algo a ser estudado. Foco, galera!”, finaliza Mayke Vieira.

Jovens do curso de “Assistente Administrativo” contribuem para o comércio local



Um comentário:

  1. Estou empolgado para começar este curso...achei interessante o feedback de cada aluno. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir